Malu

Tiradúvida­s sobre frizz

-

Temido pelas mulheres, o frizz é caracteriz­ado por aqueles fios rebeldes que ficam arrepiados e destoam dos cabelos. Ele ocorre como um sinal de que as mechas não estão saudáveis e precisam de atenção e cuidados. De acordo com Marcio Freoli, consultor da marca de cosméticos capilares SKNY - Stephen Knoll New York, processos químicos, como coloração ou alisamento, são causas comuns para o frizz, bem como as condições climáticas, como alta umidade, muito sol ou muito vento. Confira as dúvidas mais comuns sobre o assunto.

1 Como reconhecer se estou com frizz?

Muitas pessoas confundem volume com frizz. Quando os cabelos estão debilitado­s por falta de hidratação ou excesso de processos químicos, tendem a ficar mais volumosos. Mas apenas os fios menores, ou fios novos, que se repelem entre si, são frizz.

2 Qual meu tipo de cabelo e como tratar?

De acordo com o especialis­ta, para um resultado eficaz é preciso conhecer o seu tipo de cabelo para depois escolher os produtos corretos para tratar e manter o efeito desejado nos fios.

3 Hidratação semanal é o segredo?

A hidratação é o principal aliado no combate ao frizz. Isso porque a incidência do problema em cabelos hidratados é quase nula. Cada cabelo deve ser analisado – na estrutura (se é fino ou grosso, seco ou oleoso) e no estado (se está muito danificado ou se está saudável). Essas caracterís­ticas irão determinar o tempo entre cada hidratação e o produto adequado para cada situação.

4 A técnica co-wash funciona?

A ideia do co-wash é simples: lavar o cabelo apenas com condiciona­dor. “O co-wash propor- ciona uma limpeza leve nos fios, e isso é muito positivo pois deixa o cabelo mais hidratado, definido e mais soltinho”, explica. Esta técnica é indicada para cabelos muito ressecados, que precisam de hidratação reforçada. Nestes casos é recomendad­o, inclusive, o uso de condiciona­dores intensivos, que possuem mais ativos condiciona­ntes que os condiciona­dores comuns. Pessoas com problemas no couro cabeludo, como seborreia, por exemplo, não devem utilizar esta técnica, pois ela pode agravar o quadro ao invés de melhorá-lo.

5 A toalha atrapalha?

De acordo com o especialis­ta, o atrito provocado pelo contato da toalha com os cabelos também é responsáve­l pelo frizz. “Uma dica é escolher uma toalha que seja em tecido de algodão e evitar esfregar os cabelos para secar. Você deve envolver os fios e apertar suavemente para que o tecido absorva a água”, orienta Freoli.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil