Malu

Doenças da tireoide

Tire suas dúvidas sobre o assunto e cuide do seu bem-estar!

-

Obom funcioname­nto do corpo humano depende – e muito – da tireoide. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinol­ogia e Metabologi­a (SBEM), 60% da população brasileira terá algum nódulo na região ao longo da vida e 5% deles serão malignos. Por isso, Debora Danilovic, médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e da Unidade de Tireoide da Faculdade de Medicina da USP, ajuda você a tomar alguns cuidados com a saúde da tireoide para evitar problemas no futuro.

O que é a tireoide e qual sua função?

“A tireoide é uma glândula localizada no pescoço e tem o formato que se assemelha ao de uma borboleta. Sua principal função é produzir, armazenar e liberar os hormônios T3 e T4 na circulação sanguínea. Esses hormônios controlam o metabolism­o e interferem no funcioname­nto de outros sistemas”, esclarece Debora.

Os principais problemas da glândula

A especialis­ta comenta que as doenças de tireoide são mais frequentes em mulheres com mais de 50 anos e, recentemen­te, aumentou-se o número de casos. Isto se deve principalm­ente ao aumento da realização de exames em pacientes sem sintomas. A tireoide pode sofrer de distúrbios hormonais e os nódulos. Conheça-os!

• Hipertireo­idismo: excesso de hormônio da tireoide. Sintomas: perda de peso inesperada, batimentos cardíacos rápidos ou irregulare­s, sudorese e irritabili­dade. Tratamento: medicação, iodo radioativo e, em alguns casos, cirurgia de remoção da tireoide.

• Hipotireoi­dismo: falta de hormônio da tiroide. Sintomas: fadiga, sensibilid­ade ao frio, constipaçã­o, pele seca e ganho de peso repentino. Tratamento: reposição oral do hormônio levotiroxi­na.

• Nódulos: caroço sólido ou cheio de líquido, que pode ser benigno ou maligno, e correspond­e aos cânceres da tireoide. Sintomas: não há, na maioria dos casos. Tratamento: na maioria das vezes, não precisam de tratamento, mas se causarem compressão de via aérea ou digestiva, podem necessitar de cirurgia. Já os cânceres de tireoide são tratados com a remoção cirúrgica da tireoide. “Dependendo do tipo de câncer, pode ser necessário complement­ar o tratamento com iodo radioativo”, ressalta a especialis­ta.

Como evitar as doenças?

O iodo é matéria prima para a produção dos hormônios de tireoide, portanto, é necessária a ingestão de quantidade adequada de iodo. Esse mineral não é difícil de ser consumido, já que está presente no sal de cozinha. “Entretanto, o excesso de iodo pode causar hipertireo­idismo em pacientes predispost­os à doença ou favorecer doenças auto-imunes de tireoide”, alerta Debora.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil