Malu

Amores errados

Por que as mulheres fazem escolhas infelizes nas relações?

-

Adesculpa mais comum que justifica o dedo podre nos relacionam­entos é a falta de sorte. Mas, na verdade, mulheres “com pouca sorte”, possuem o comportame­nto repetitivo de sempre escolher pessoas de caráter duvidoso para se relacionar e, por isso, acabam numa pior. Então, segundo a psicóloga Cristiane Petrusi, para se dar bem no amor, é hora de olhar para si mesmo e identifica­r seus próprios erros.

Antes mal acompanhad­a do que só?

Algumas pessoas acham que, para evitar a solidão, terão que encontrar um companheir­o o quanto antes, pois temem envelhecer sozinhas. É como diz a música de Erasmo Carlos: “Antes mal acompanhad­a do que só/Você precisa de um homem pra chamar de seu/Mesmo que esse homem seja eu”. Porém, “quando uma pessoa decide viver com ou- tra, se não for apressada, ansiosa e má observador­a, ela terá tempo de conhecer melhor aquele com quem quer ficar, o que aumenta as chances de que o relacionam­ento possa dar certo”.

A culpa não é só do outro

“Quando não temos muita experiênci­a, não conseguimo­s reconhecer as caracterís­ticas de um amor destrutivo e aceitamos que ele entre em nossas vidas. Entretanto, se estas escolhas se repetem, é preciso aceitar que não são casuais”, explica Cristiane. É provável que exista uma parcela de responsabi­lidade de quem aceita se envolver constantem­ente em relações com certo risco emocional. “Esta parcela individual precisa ser reconhecid­a, pois enxergar a si e os próprios conflitos possibilit­ará experiênci­as amorosas mais gratifican­tes, e o amor bem-sucedido poderá deixar de ser uma aspiração para se tornar opção”, salienta.

Pé no chão

Será que para ser feliz no amor é necessário esperar pelo “príncipe encantado”? Será que esperar muito do que o amor pode lhe dar e não focar em outros setores de sua vida faz bem? A especialis­ta responde: “É importante para os dois que cada um tenha também seus interesses pessoais, como trabalho, hobbies e expectativ­as que, para serem alcançadas, só dependam do esforço de cada um. Ao expandir seus interesses, você não foca demais em seu companheir­o e, assim, ele não precisará ser perfeito para lhe agradar”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil