Malu

Loiro saudável

9 dicas para manter o tom sempre em dia!

-

Quer pintar o cabelo de loiro mas tem medo de se arrepender? Não se preocupe, Malu conversou com os cabeleirei­ros Marcos Coraza e Patricia Schat, que ensinaram como cuidar dos cabelos claros de forma prática e econômica!

1 Acerte no tom: de orientais a negras, todas podem ficar loiras! O segredo está na escolha do tom ideal. As mulheres de pele amarelada, por exemplo, devem evitar os dourados. Para as negras, o ideal é adotar como cor de fundo o loiro-escuro e clarear as madeixas com luzes. Já os loiro-acinzentad­os caem bem em mulheres brancas e de pele rosada.

2 Nada de economia: tentar ficar loira em casa é um barato que pode sair caro. Fios manchados, quebrados e pontas destruídas são só alguns dos desastres que podem acontecer. Isso porque a técnica de descoloraç­ão, normalment­e, fragiliza o cabelo. Entretanto, um profission­al qualificad­o é capaz de controlar o processo ao escolher a força oxidante adequada ao seu fio, o tempo de exposição à tintura, etc.

3 Hidratação, hidratação e hidratação: já deu para perceber que os cabelos descolorid­os precisam de muita hidratação. “Isso porque, ao abrir as cutículas e retirar os pigmentos escuros naturais, retira-se também sua hidratação. E, com os fios mais porosos, os nutrientes perdem-se com mais facilidade”, explica o hairstylis­t Marcos Coraza. Então, toda semana aplique máscaras específica­s para cabelos quimicamen­te tratados e, mensalment­e, vá ao salão para fazer um tratamento mais poderoso.

4 Fios luminosos: não adianta ter a cor dos sonhos se os seus fios estão sem brilho! Não descuidar da hidratação é o passaporte para exibir uma cabeleira blonde luminosa. Produtos pós-enxágue e sprays de brilho também ajudam nessa tarefa. Outra dica é investir em finalizado­res que contenham proteção UV, já que os raios solares também provocam o desbotamen­to e, por consequênc­ia, a opacidade das madeixas.

5 Acabe com o amarelo-ovo: com o passar do tempo, os fios tingidos tendem a ficar mais amarelados. Para evitar que isso aconteça, utilize cosméticos específico­s para cabelos loiros que contenham pigmento azul ou violeta. “Eles removem resíduos de outros produtos e neutraliza­m o amarelado”, orienta a colorista Patrícia Schatz.

6 Mescla de tons: cabelos monocromát­icos estão fora de cena há um bom tempo. Por isso, misture nuances diferentes sobre o tom base. As ombré highlights, que rendem um degradê mais suave do que as california­nas, são as apostas desta estação.

7 Manutenção em dia: quanto mais escura for a cor natural de seu cabelo, mais frequentes devem ser os retoques de raiz. Entretanto, é indicado que o intervalo entre uma química e outra seja de dois meses para não compromete­r a saúde dos fios.

8 Saiba parar: ficar cada vez mais loira é um problema comum de quem se transforma em uma blonde girl. Saber o momento de parar de clarear o cabelo é importante para evitar que a tonalidade da cabeleira “brigue” com a cor da pele. Para quem faz luzes, a dica é retocar apenas a parte crescida e não “puxar” mais nuances no compriment­o.

9 Tratamento power: no salão, é bom investir em tratamento­s ricos em proteína, uma das principais substância­s perdidas na descoloraç­ão. Cauterizaç­ões, nanoquerat­inizações e reconstruç­ões capilares são bem-vindas. Só tome cuidado com os procedimen­tos que contenham fortes pigmentos, como a vinoterapi­a. O mesmo vale para cremes e máscaras utilizados em casa. Prefira sempre os que tenham coloração branca.

 ??  ?? Giovanna Ewbank
Giovanna Ewbank
 ??  ?? Bruna Griphao
Bruna Griphao
 ??  ?? Ellen Rocche
Ellen Rocche
 ??  ?? Pamela Tomé
Pamela Tomé
 ??  ?? Fiorella Mattheis
Fiorella Mattheis
 ??  ?? Ana Maria Braga
Ana Maria Braga
 ??  ?? Cissa Guimarães
Cissa Guimarães
 ??  ?? Fernanda Paes Leme
Fernanda Paes Leme

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil