Malu

Mitos e verdades sobre fios oleosos

-

Fios de cabelos grudados, oleosidade na pele, sensação de mechas pesadas... Essas são só algumas das queixas de quem possui fios oleosos. Thais Antunes, barbeira e empreended­ora, fala alguns mitos e verdades sobre o tema.

Lavar o cabelo com água gelada diminui a oleosidade e hidrata

Verdade. A água gelada ajuda a fechar a cutícula do cabelo, dando um efeito de brilho aos fios. De acordo com Thais, a dica é lavar o cabelo com uma água de morna para fria, e deixar o último jato mais gelado, pois isso vai ajudar no controle da oleosidade.

Existe shampoo adequado para cada tipo de cabelo

Verdade. Cada tipo de cabelo requer um cuidado específico. “No caso dos cabelos oleosos,

o mais indicado são shampoos transparen­tes, mas em conjunto com eles também é importante intercalar produtos leitosos, para evitar o ressecamen­to”, revela a barbeira.

Usar condiciona­dor acima das orelhas aumenta a oleosidade

Verdade. Uma pequena quantidade de condiciona­dor já é o suficiente para o fechamento das cutículas. O condiciona­dor é utilizado para repor parte do óleo natural do cabelo que é retirado pelo shampoo. O couro cabeludo já produz uma oleosi-

dade natural, por isso para quem tem cabelos compridos, é preciso utilizar o condiciona­dor apenas na extensão dos fios.

Álcool e vinagre ajudam a reduzir a oleosidade dos fios

Mito. Existem produtos próprios para o cabelo, que ajudam a tirar a oleosidade, começando pelo shampoo correto e a temperatur­a da água, além de outros cuidados.

Química deixa o cabelo oleoso

Verdade. A química pode pre-

judicar o couro cabeludo. É fundamenta­l saber se há algum sinal associado, como a descamação, resultado de progressiv­a ou algum tratamento químico.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil