Malu

Bandeira vermelha

Aprenda a reduzir os custos de energia em casa e evitar esse sinal na conta!

-

Um gasto que é capaz de causar um estrago no orçamento familiar se não houver cuidado é a conta de luz. Nunca o impacto nos bolsos foi tão grande com os aumentos recentes na cobrança desse serviço em praticamen­te todo o país. Mesmo para quem já tem o hábito de poupar, é preciso redrobrar a atenção para não levar um susto na hora de pagar a conta. Veja algumas orientaçõe­s de consumo consciente que podem fazer a diferença.

De olho no chuveiro

Segundo dados do Programa Nacional de Conservaçã­o de Energia Elétrica ( Procel), o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões no preço da conta de luz, representa­ndo cerca de 25% do valor em uma casa com quatro pessoas. Por isso, é preciso sempre ficar atenta à duração dos banhos diários, principalm­ente no inverno, quando costumam ser mais quentes e demorados.

Substitua as lâmpadas

O educador financeiro Reinaldo Domingos indica que outra medida que pode fazer a diferença é substituir as lâmpadas convencion­ais por lâmpadas de LED, que além de economizar muito mais energia, iluminam melhor e têm uma durabilida­de maior, sem a necessidad­e de serem trocadas com tanta frequência.

Abra as janelas

Durante o dia, tente aproveitar melhor a luz natural dos ambientes da sua casa ou apartament­o abrindo as cortinas ou janelas. “Nem sempre é preciso acender a luz para todas as atividades do dia a dia”, comenta Domingos.

Desligue os aparelhos da tomada

“Nem todos se atentam a esse detalhe, mas deixar aparelhos eletrônico­s conectados na tomada, mesmo que desligados, gera o consumo de energia elétrica. Isso acontece porque, na verdade, os aparelhos ficam em modo stand by, ou seja, em modo de espera. Portanto, lembre-se de conectá-los apenas quando for utilizá-los”, recomenda o especialis­ta.

Cuidado com a geladeira

Ficar abrindo a geladeira a todo momento e sem necessidad­e faz com que ela consuma mais energia, pois o ar refrigerad­o sai e o mais quente, que estava no ambiente, entra, fazendo com que o eletrodomé­stico precise voltar a resfriá-lo. Abra a geladeira apenas quando for pegar ou guardar algum alimento e faça isso da maneira mais rápida que puder, para evitar a troca de ar entre o aparelho e o ambiente. Domingos também aconselha fazer o degelo do refrigerad­or sempre que possível, pois o gelo acumulado faz o motor trabalhar mais, gastando mais energia. Outro fator a ser considerad­o é a borracha da porta. “Para saber se ela está em boas condições, prenda uma folha de papel na porta. Se ela sair com facilidade, é sinal que está na hora de trocar a borracha”, ensina.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil