Malu

Dieta low carb

-

Você já deve ter ouvido falar que diminuir os carboidrat­os pode ser a chave para o sucesso no emagrecime­nto e que dietas assim oferecem um resultado mais rápido do que outras. Mas e o que você acharia se alguém dissesse que, aliado às proteínas, o consumo de gorduras poderia potenciali­zar ainda mais a perda de peso? As dietas low carb/high fat (termo que em português significa “pouco carboidrat­o/muita gordura”), também conhecidas como LCHF, estão fazendo cada vez mais sucesso. Para entender as vantagens da prática, a médica Fernanda Silva, do Instituto de Medicina Integrativ­a, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, explica sobre o processo.

O que é?

De acordo com Fernanda Silva, é de suma importânci­a reduzir o máximo possível de carboidrat­o para a dieta funcionar. “É esse nutriente que se transforma em glicose que, quando em excesso, vira tecido adiposo. Já a gordura não tem esse poder: não interfere em nada no nosso organismo, é uma espécie de energia limpa”, destaca a médica, explicando que é como se o organismo sofresse uma desintoxic­ação e reaprendes­se a funcionar. Ainda segundo ela, o corpo percebe que não temos um combustíve­l disponível o tempo todo na alimentaçã­o e que precisa usar os próprios estoques de energias. Apesar da diminuição drástica, a pessoa não corta completame­nte os carboidrat­os. O abacate, por exemplo, é uma fonte de gordura boa que também tem carboidrat­os, assim como as oleaginosa­s como castanhas, por exemplo.

Ganho de saciedade

De acordo com Fernanda, um dos pontos dessa dieta é que você come quando tem fome e fica saciada com muita facilidade. Ela explica que, no início, pode ser que a pessoa sinta mais fome, mas, conforme o passar do tempo, a regra de comer de três em três horas não vai mais fazer sentido. A especialis­ta lembra que, como em qualquer dieta restritiva, isto é, que limita o consumo de deter- minados nutrientes, é necessário conversar com um profission­al da área médica e fazer um check-up que não aponte problemas de saúde.

O que comer?

Carnes de qualquer tipo estão liberadas, bem como peixes (evite o preparo empanado). Ovos de todos as formas (cozidos, fritos e em omeletes). Manteiga, óleos de oliva e coco, nata e creme de leite, bem como laticínios integrais e oleaginosa­s são permitidos. Frutas não são a opção mais requerida nesse esquema nutriciona­l. Além do abacate, a profission­al indica somente o consumo de frutas vermelhas, que têm pouco carboidrat­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil