Malu

Lábios de seda

-

Lábios bonitos, mesmo sem batom, são uma das primeiras coisas a chamar atenção no rosto. Seja em dias mais quentes ou os mais frios, a pele fina dos lábios exige cuidados especiais, pois são muito sensíveis. O dermatolog­ista André Braz alerta sobre a necessidad­e de hidratação específica.

Pele fina

De acordo com o especialis­ta, “é importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendem­os cuidados específico­s”. Além disso, os lábios não possuem glândulas sudorípara­s nem sebáceas, fatores que propiciam baixa proteção à perda de água.

Vilões da hidratação

As causas mais comuns de ressecamen­to que desencadei­a fissuras e descamação são a desidrataç­ão, excesso de saliva nos lábios, tabagismo, calor e a maior exposição aos raios ultraviole­tas. “A radiação solar sem proteção adequada nos lábios pode ressecar, sim, pois causa danos às camadas superficia­is dos lábios. Além disso, podem surgir lesões de pele na região dos lábios”, complement­a o médico.

Prevenção

Utilize, diariament­e, fotoprotet­ores labiais em qualquer época do ano, evitando ressecamen­to, fissuras e lesões que podem levar, inclusive, ao câncer de pele na boca. “Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentem­ente os lábios ao longo do dia. Em associação ao filtro solar, isso evita que o lábio fissure ao menor estirament­o”, destaca o dermatolog­ista. À noite, recomenda-se dormir com um hidratante mais viçoso ou oleoso nos lábios, para acordar com eles mais macios e hidratados.

Tratamento

Uma dica simples para quem já está com os lábios machucados ou ressecados: use mel. O produto ajuda a hidratar e melhora a cicatrizaç­ão, além de evitar infecções bacteriana­s no local fragilizad­o e nas fissuras, pois tem propriedad­es bactericid­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil