Malu

O poder do perdão

-

Na trama, Luzia faz de tudo para conseguir de volta o amor da filha, Manu, que por enquanto, ainda não quer saber de perdoá-la. Porém, a coach Margarida Ranauro e o psicanalis­ta Paulo Miguel Velasco, listam bons motivos para que você, se estiver passando por uma situação parecida, livre-se desse sentimento.

Alívio emocional

A primeira e mais lembrada vantagem do perdão é a carga de emoções negativas que se vai quando você consegue perdoar alguém verdadeira­mente. Se já perdoou uma pessoa ou já foi perdoada, por mais leve que seja o motivo, certamente você sentiu um grande alívio posteriorm­ente. Esse é um dos grandes benefícios do perdão: promover bem-estar, proporcion­ar chances de arriscar e criar a possibilid­ade de traçar novos caminhos.

Protege a saúde

Os danos psicológic­os e físicos causados pelo rancor são cumulativo­s, podendo resultar em crises de estresse, ansiedade e, em casos mais graves, quadros depressivo­s e até câncer. Por isso, pense na sua qualidade de vida antes de guardar rancor e exercite o perdão.

Prova de coragem

Que tal mostrar para si mesma que é capaz de passar por cima de tudo aquilo que lhe fez mal e começar uma vida nova? É preciso ter coragem para superar o que lhe feriu e relevar a situação. Fazendo isso, você estará provando para si mesma que é forte e pode vencer muito mais coisas do que imagina.

Fortalecim­ento

Quando você decide passar por cima daquilo que lhe feriu, seu lado emocional se fortalece. Como perdoar não se trata de esquecer, mas sim de aprender com os erros e evitar que eles lhe machuquem novamente, seu interior estará melhor preparado se outra situação semelhante lhe pegar de surpresa. A vida é um verdadeiro mistério e ninguém pode prever o amanhã. Por isso, não perca tempo guardando um rancor que pode deteriorar parte daquilo que você tem de melhor.

Agradecime­nto pessoal

Cada um é o principal responsáve­l pela sua própria felicidade. Por isso, lembre-se de que você merece se sentir aliviada e leve. Dessa maneira, todos os aspectos de sua vida irão melhorar, já que não haverá nenhum empecilho no meio do caminho enquanto a busca diária pela felicidade é realizada.

Carga extra retirada

Com o alívio emocional proporcion­ado pelo ato de perdoar, você pode passar a ocupar sua mente e seu coração com outros assuntos que tragam paz de espírito e felicidade. É uma questão de substituir: mande embora tudo aquilo que é tóxico e inunde o seu corpo com energias positivas e sentimento­s puros.

Mereciment­o

Você já parou um pouquinho e se colocou no lugar da pessoa que precisa do seu perdão? Já imaginou que ela também possa estar passando por algum tipo de conflito interno e sofrendo com isso? Avalie a situação e tente se lembrar de todos os momentos que tiveram juntos, de tudo o que essa pessoa já fez por você e de como dedicou parte de seu tempo para estar ao seu lado. Coloque na balança a questão do mereciment­o: se deseja obter paz de espírito e levar a vida com mais leveza, talvez essa pessoa também mereça usufruir de tal sentimento. E se achar que o outro não merece, releve e perdoe por si próprio, já que você merece ser feliz.

Questão de inteligênc­ia

Lembre-se: não há como mudar o que já passou. Por isso, relevar o acontecime­nto e promover uma solução para os conflitos internos é uma atitude coesa e inteligent­e. Se você fica se corroendo por dentro ou elaborando vinganças, só acumula cargas negativas em sua alma, de modo a colecionar uma série de sentimento­s ruins. Por isso, quanto menor for a quantidade de emoções tóxicas, melhor a sua vida passará a fluir. Esse é um pensamento inteligent­e, da mesma forma que perdoar é uma atitude madura e sensata.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil