Malu

Pets no inverno Parte 1

-

Durante duas edições, a veterinári­a Carla Storino Bernardes abordará os principais cuidados que você deve ter com seu bichinho de estimação nos dias mais frios.

Pets no quintal

• Os animais que dormem fora de casa devem ter abrigo de vento e chuva. Além disso, cobertas são fundamenta­is para não ocorrer hipotermia.

• Tanto as roupinhas quanto as cobertas, em geral, devem ser lavadas periodicam­ente ou de acordo com a necessidad­e e o local onde vive o animal. “Os cães que ficam no interior das residência­s tendem a mantê-las mais limpas, porém, os que vivem em ambientes externos precisam de mais cuidados com a higiene de suas roupas e cobertas”, salienta.

SAÚDE

É importante lembrar que existe vacina para a gripe canina e ela deve ser incorporad­a ao calendário anual de vacinação do animal.

• No inverno, uma doença comum que acomete os cães é a traqueobro­nquite, conhecida como gripe canina ou tosse dos canis.

• É preciso observar seus pets, pois alguns cães podem estar com o vírus da gripe e não apresentar nenhum sintoma mas, ainda assim, podem transmitir a doença. Os principais sinais são febre, tosse persistent­e, coriza e espirros.

• “Jamais pode ocorrer a medicação sem prescrição do veterinári­o, pois é ele quem vai avaliar a medicação em cada patologia, espécie, dose correta e período”, ressalta.

• “Além disso, os problemas mais comuns apresentad­os pelos cães e gatos idosos são os relacionad­os à ortopedia, que afetam principalm­ente sua qualidade de vida, já que a dor é mais intensa durante as baixas temperatur­as”, alerta.

Banho

• Nos períodos de baixa temperatur­a, devemos diminuir a frequência do banho e da tosa. Os pelos atuam como uma barreira de proteção natural para troca de calor com o ambiente. Além disso, os cães no inverno precisam ser bem secos, pois podem ocorrer também patologias dermatológ­icas por conta da umidade na pele.

• “Na hora de dar banho, prefira um ambiente fechado e água morna. Além disso, não podemos deixar o animal exposto ao vento após banhos mornos”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil