Malu

Cárie ou sensibilid­ade?

-

Quando as temperatur­as ficam mais baixas, nosso organismo logo sente essas alterações, inclusive os dentes. Essa queda de temperatur­as do corpo que variam entre 36ºC e 38ºC e a do ambiente, que costuma ficar entre 10ºC e 15ºC, faz com que ocorra o resfriamen­to do esmalte dentário, da dentina, até atingir a polpa, que é cheia de terminaçõe­s nervosas, gerando a sensação incômoda.

• Para o dentista Mario Groisman, o esmalte do dente é quase impermeáve­l, porém, se essa proteção é removida ou sofre algum tipo de alteração, a dentina fica exposta e o paciente pode apresentar sensibilid­ade. “É importante consultar um profission­al para ter um diagnóstic­o preciso. Dependendo do nível de sensibilid­ade, o tratamento pode ser feito com uso de flúor em gel, enxaguante bucal, laserterap­ia ou cremes dentais com baixa abrasivida­de (fabricados com formu- lações especiais para dentes sensíveis)”, explica o especialis­ta.

• Para amenizar essa sensibilid­ade ocasionada pelas baixas temperatur­as, o dentista recomenda algumas dicas bem simples que podem fazer toda a diferença: “cremes e enxaguante­s com flúor ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Em épocas de crise, vale a pena investir no flúor em gel, mas é preciso consultar o seu dentista primeiro. Evite vinagre para temperar a salada, sucos e frutas ácidas, como laranja, limão e abacaxi. A acidez pode agravar ainda mais o problema”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil