Malu

Tem validade?

O IBGE revelou que o tempo médio do casamento dos brasileiro­s é de 15 anos. Saiba como contornar os motivos do divórcio!

-

Dados do IBGE mostram que, em 2016, ocorreram 344.526 divórcios no Brasil, um aumento de 4,7%em relação a 2015. O instituto mostrou, também, que o tempo médio do casamento no país é de 15 anos. Mas será que existe uma forma de superar a rotina e ter um casamento saudável e mais duradouro?

Causas da separação

São muitas e particular­es de cada casal. Mas, de modo geral, “muitos casais se separam por divergênci­a de pensamento­s, por relacionam­entos extraconju­gais ou, às vezes, até porque ambos perceberam que a convivênci­a de marido e mulher não é mais a mesma e não há aquele sentimento que os unia anteriorme­nte”, explica a psicóloga e coach Livia Marques. Neste último caso, muitos casais buscam terapia de casal para analisar se é melhor manter a união ou cada um ficar do seu lado e manter a amizade de forma saudável.

Dê força ao amor!

A psicóloga separou algumas dicas para fortalecer a relação a dois.

• Exercite a empatia: “ter empatia é se colocar no lugar do outro sem julgamento­s. Às vezes, só um olhar e um abraço já contam muito.”

• Respeite o espaço do outro: “é preciso preservar a nossa identidade. Permitir que o parceiro faça coisas separadas é saudável, sempre respeitand­o um ao outro e o que o casal acredita ser melhor para si. Lembram que é uma par- ceria? Por isso digo que é o casal que decide.”

• Atividades em par: “ir a um restaurant­e, praticar um exercício ao ar livre, ir ao cinema, fazer um piquenique romântico, uma noite a dois elaborada... Tudo para que o relacionam­ento não caia na rotina.”

• Diálogo sempre: “não xingar e não agredir é extremamen­te necessário. Entendam que nem sempre o outro fará o que você deseja e vice-versa. Por isso, conversem sempre com equilíbrio.”

 ??  ?? “Ser casado é parceria. É saber que nem sempre tudo estará bem. Que, às vezes, estarão estranhos um com o outro. Mas se há amor real e respeito, há a possibilid­ade de dar certo.”
“Ser casado é parceria. É saber que nem sempre tudo estará bem. Que, às vezes, estarão estranhos um com o outro. Mas se há amor real e respeito, há a possibilid­ade de dar certo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil