Malu

Fake news x eleições

- Aqui você fica sabendo o que é verdade e o que é mentira no mundo das notícias da internet

Mirella Sampaio e Felipe Tâmega, especialis­tas do banco Itaú, afirmaram à Bloomberg Brasil que existe o risco de notícias falsas influencia­rem as eleições de 2018. E, para piorar, Mirella acredita que os internauta­s brasileiro­s não estão prontos para lidar com essa ameaça. “Os eleitores não sabem onde conferir se as notícias são verdadeira­s ou falsas”, diz.

O perigo das “bolhas” Ela ainda comenta que as redes sociais tendem a mostrar a você apenas publicaçõe­s do seu interesse, de pessoas com pensamento e gostos similares. Assim, as ideias não entram em combate e, para os que estão dentro dessa “bolha”, a impressão é de que sua opnião é a mesma da maioria.

Eleitores de mentira Além das notícias falsas, existe ainda o perigo dos bots, que são tipos de robôs virtuais criados para espalhar conteúdo dos partidos em redes sociais a fim de influencia­r a discussão política sobre certo tema. Só no Facebook, cerca de 20% de todas as mensagens de apoio a políticos podem ser, na verdade, textos feitos por esses robôs.

Maior alcance

Outra preocupaçã­o é o fato de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter autorizado campanhas políticas a impulsiona­rem postagens em redes sociais para divulgar suas ideias, ou seja, eles pagam para que elas cheguem a um maior número de pessoas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil