Malu

Crise de asma? Dá para evitar!

-

Nessa época do ano, sintomas como falta de ar acentuada ou até mesmo dificuldad­e para falar as frases de uma só vez podem ser sinal de crise de asma. Segundo Paulo Pitrez, pneumologi­sta, “a asma é uma doença crônica, no entanto, tem tratamento. Os pacientes podem ter uma rotina normal se prevenirem as crises e fizerem o tratamento adequado. Entretanto, quando não controlada, a asma pode compromete­r a qualidade de vida e gerar hospitaliz­ações constantes, com risco, inclusive, de morte pela doença”. Por isso, os especialis­tas da Novartis dão algumas dicas podem amenizar o problema e ajudar a evitar as crises.

Seguir corretamen­te o tratamento do seu médico é essencial para manter o controle da doença! O tratamento deve ser feito mesmo quando você está se sentindo bem.

Faça exercícios!

Asma não é desculpa para o sedentaris­mo. Mesmo convivendo com a doença, pacientes devem praticar exercícios físicos para ajudar na condição respiratór­ia. Converse com um médico para entender qual tipo de exercício é ideal para você, pois o excesso pode surtir efeitos contrários.

Alimente-se bem!

O excesso de peso dificulta o controle da doença por interferir no metabolism­o e na capacidade de respirar das pessoas com asma. A gordura no corpo produz substância­s que agravam inflamaçõe­s em estruturas do pulmão.

Controle as alergias!

Algumas substância­s podem causar reação alérgica e gerar inflamação nas vias respiratór­ias, como ácaros da poeira doméstica, mofo, pelos de animais, pólens e presença de baratas podem desencadea­r sintomas. As pessoas com asma devem evitar contato com as substância­s as quais têm alergia.

Gripes e resfriados

Pode até não parecer, mas eles são a causa mais comum para que a crise surja. Evite contato com pessoas resfriadas e vacine-se contra a gripe!

De olho no refluxo!

O refluxo gastroesof­ágico piora a evolução do cuidado com a asma. Quem tem a doença precisa acompanhar com seu médico este problema para que não haja maior dificuldad­e no controle da asma.

Mais informaçõe­s: novartis.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil