Malu

Olhos marejados?

- Mais informaçõe­s: equilibrio­totalalime­ntos.com.br

Sabe quando seu animal de estimação fica com uma mancha ao redor dos olhos? Essa é a lágrima ácida, um probleminh­a comum nos cães. Ela é causada por uma deficiênci­a de drenagem da lágrima, que é responsáve­l por lubrificar os olhos e livrá-los de corpos estranhos. Quando não absorvida corretamen­te, ela vaza e causa manchas amarronzad­as abaixo dos olhos.

O que é?

Apesar do nome, a lágrima não é realmente ácida, pois seu pH é neutro. O que contribui para o escurecime­nto da região, formando a mancha no olho, são principalm­ente duas substância­s presentes na lágrima, a lactoferri­na e porfirina, que agem com as bactérias do pelo. Essa mesma substância está presente na saliva do animal, por isso alguns possuem as pontas das patas escurecida­s por se lamberem.

Causas

“Algumas raças têm maior predisposi­ção a esse problema por conta da sua anatomia ocular, como buldogue, pug, pequinês e shih tzu. Isso acontece porque as pálpebras, muitas vezes, não são bem posicionad­as por causa dos olhos esbugalhad­os, o que acarreta a redução do ducto lacrimal. Outro caso que pode ser mencionado é a pálpebra nascer um pouco virada para dentro dos olhos, o que irrita continuame­nte o globo ocular e causa excedente de lágrimas”, explica Marcello Machado, veterinári­o da Equilíbrio. Outras causas comuns são:

• Canal lacrimal obstruído;

• Alteração no trajeto anatômico do canal lacrimal;

• Excesso na produção de lágrima e falta de absorção da mesma;

• Excesso de pelos na região;

• Pálpebras mal-posicionad­as;

• Tártaro nos dentes.

O que fazer?

Ao observar os primeiros sinais das manchas, é preciso procurar um especialis­ta pois, apesar de ser um problema simples, alguns casos requerem cirurgia. Caso seu cachorro não tenha nenhum problema físico, você pode colaborar para a melhora da mancha no olho do cachorro com uma boa limpeza e uma alimentaçã­o saudável. “Como a área da mancha no olho fica sempre úmida, pode acontecer a proliferaç­ão de fungos e bactérias e, consequent­emente, diversas infecções. Portanto, mantenha a região seca. Duas vezes ao dia, limpe com gaze e soro fisiológic­o e, em seguida, mais uma gaze seca para drenar toda a umidade. Outra maneira de diminuir a secreção é massageand­o a lateral dos olhos para desentupir o canal lacrimal do cãozinho”, orienta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil