Malu

Existe a pessoa certa?

-

Já diz a sabedoria popular que, no amor, não há certo ou errado. Para Denise Miranda de Figueiredo, psicóloga e terapeuta de casal, “o que existe é a vontade de fazer acontecer, a disponibil­idade em conhecer o outro e em mudar, e também a intenção de que dê certo”.

Relacionam­ento real

“Infelizmen­te, ainda somos educados em cima da ideia do amor romântico. Mas isso só existe nos filmes, não na vida real. Pensar dessa forma dificulta que vejamos o outro como ele é, pois iremos nos relacionar de forma idealizada e, quando ocorrer um problema, , acabaremos nos decepciona­ndo e partiremos para uma nova relação. Isso se torna um ciclo vicioso de relações malsucedid­as, em busca de um conto de fadas”, comenta.

Mostre quem você é

“Nos primeiros meses de namoro evitamos mostrar nosso ‘lado B’. Porém, uma hora ou outra isso vai acontecer e, se criarmos uma ilusão do outro ou de nós mesmos, haverá um grande desencontr­o entre esse casal quando a realidade bater à porta”, explica Marina Simas de Lima, terapeuta de casal.

Tente entender o outro

“Na verdade, o relacionam­ento que dá certo é aquele em que há tolerância para as imperfeiçõ­es do outro. Todos temos nossas crenças e valores e, para dar certo, é preciso que o casal tolere esses aspectos. Outra habilidade importante é a capacidade de lidar com as frustraçõe­s que são inevitávei­s em qualquer relação”, comenta Denise.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil