Malu

Cirurgias plásticas

O que levar em conta antes de realizar um procedimen­to estético

-

Recentemen­te, foram noticiadas as mortes de algumas mulheres, entre elas uma de 46 anos que se submeteu a um procedimen­to estético na casa do médico Denis Furtado, conhecido como Dr. Bumbum. Segundo o ISAPS, Socidade Internacio­nal de Cirurgia Plástica, o último relatório publicado em junho de 2017 aponta que no Brasil houve um aumento de 10% no número de procedimen­tos estéticos registrado­s em 2016 em relação a 2015. E segundo dados do Censo 2016 da SBCP, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esse aumento foi de 390% nos dois últimos anos. Isso coloca o país como o segundo no ranking dos países que mais realizam procedimen­tos estéticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Mas como cuidar da beleza sem prejudicar a saúde! Malu esclarece pra você!

Como escolher o médico?

“Atualmente, o Conselho Federal de Medicina exige especializ­ação médica para a realização de cirurgia plástica, dado as chances altíssimas de profission­ais mal qualificad­os cometerem erros nesse tipo de procedimen­to”, explica José Santana, advogado especializ­ado em Direito Médico do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados. Por isso, o primeiro conselho para quem deseja realizar uma cirurgia estética é procurar por um profission­al habilitado, por meio de indicações de pessoas confiáveis que já realizaram o procedimen­to, tentar obter informaçõe­s sobre o pré e pós-operatório e se houve sucesso na cirurgia, além de pesquisar o currículo do médico e a devida inscrição do profission­al no Conselho Federal de Medicina.

Exija a certificaç­ão

A paciente deve se atentar que apenas ser médico não preenche os requisitos para realizar a cirurgia plástica. Este profission­al deve ser certificad­o na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). E, para conseguir esse certificad­o, é necessário terminar a faculdade de Medicina, realizar mais dois anos de residência em Cirurgia Geral e, depois, estudar mais três anos para se especializ­ar em Cirurgia Plástica. “Ou seja, é necessário, para estar apto para a realização da cirurgia, passar por um longo caminho de estudos e qualificaç­ão”, explica Santana.

Analise o local da cirurgia

Outro ponto importante é estar atenta ao local onde que será feito o procedimen­to. A pessoa deve tomar muito cuidado, pois o local deve ter todas as licenças e alvarás de funcioname­nto e, dependendo do procedimen­to, necessita de uma UTI. Jamais submeta-se a procedimen­tos em locais fora do padrão, como residência­s e garagens, por exemplo. “Também é necessário perguntar ao profission­al quais são os riscos do procedimen­to e qual será a conduta do profission­al se ocorrerem complicaçõ­es. Outra dica fundamenta­l é consultar a SBCP para atestar que o médico está habilitado para realizar a cirurgia”, orienta o advogado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil