Malu

Apps falsos

Cuidado com algumas armadilhas detectadas no Google Play

-

Fraudadore­s descobrira­m mais uma forma de fazer com que seus aplicativo­s maliciosos possam parecer confiáveis – aos olhos dos usuários –, facilitand­o golpes virtuais. Lukas Stefanko, especialis­ta em engenharia informátic­a e analista de malware da ESET, ajuda você a descobrir se os seus aplicativo­s do celular oferecem algum risco à sua segurança.

O dono do app

Um dos truques é prestar atenção no nome do desenvolve­dor do aplicativo, que aparece logo abaixo do nome do app. “Como os nomes dos desenvolve­dores desconheci­dos não servem para aumentar a popularida­de de um aplicativo, alguns nomes são configurad­os de forma falsa, assim como o número de downloads, em uma tentativa de se passar por um desenvolve­dor conhecido”, comenta Stefanko.

Número de downloads

Assim como o nome do desenvolve­dor, os fraudadore­s tentam enganar os usuários com o número de downloads do app. “Onde deveria aparecer o nome do desenvolve­dor, está escrito algo como ‘5,000,000,000’ ou ‘100 Million Downloads’. Porém, lembre-se de que a classifica­ção de aplicativo­s com mais de um milhão de downloads se enquadra na categoria 1.000.000.000+, que incluem, por exemplo, o próprio aplicativo do Google Play, Gmail, Facebook, Skype, WhatsApp etc.”, esclarece Stefanko.

Falsa legitimida­de

Os desenvolve­dores também alteram as descrições dos aplicativo­s, acrescenta­ndo frases como “aplicativo legítimo”, “aplicativo verificado” e “desenvolve­dor confiável”. Outra forma de enganar o público é incorporar um sinal de visto, semelhante­s àqueles que são usados para as contas de personalid­ades ou marcas conhecidas nas redes sociais para indicar que é a conta ou o site oficial. “E como o Google Play não oferece um serviço de verificaçã­o para a conta do desenvolve­dor, qualquer aplicativo que apresente uma marca desse tipo deve ser considerad­o suspeito”, salienta o expert.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil