Malu

Facebook contra as fake news

- Aqui você fica sabendo o que é verdade e o que é mentira no mundo das notícias da internet

No dia 25 de julho, o Facebook retirou do ar uma rede de 196 páginas e 87 perfis brasileiro­s que espalhavam notícias falsas. Parte das contas era administra­da por membros do grupo ativista de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL), que acusam a empresa de praticar censura.

OS EXCLUÍDOS

O comunicado da empresa de Mark Zuckerberg diz que as páginas removidas violavam suas políticas de autenticid­ade e eram administra­das por perfis falsos, o que escondia das pessoas a origem de seu conteúdo e espalhavam desinforma­ção. A agência de notícias Reuters informa que a rede, com mais de 500 mil seguidores, “era administra­da por membros importante­s do MBL”. Entre as páginas removidas estão nomes como Jornalivre e O Diário Nacional, que serviam para espalhar mensagens do MBL como se tivessem sido publicadas por veículos de mídia independen­tes.

O QUE DIZ O MBL

O grupo confirmou que pretende recuperar as páginas derrubadas. O MBL também acredita ser “alvo de atenção internacio­nal, por conta do viés político e ideológico da empresa, manifestad­o ao perseguir, coibir, manipular dados e inventar alegações esdrúxulas contra grupos, instituiçõ­es e líderes de direita ao redor do mundo”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil