Malu

Envelhecim­ento dos fios

-

Você já ouvir falar em envelhecim­ento capilar? É um termo que fala sobre um processo resultante de diversos danos aos quais o cabelo é submetido. Até o ato de pentear os fios já provoca estresse mecânico, segundo a dermatolog­ista Claudia Marçal: “Todos esses danos conectam-se ao envelhecim­ento intrínseco ou natural dos fios e contribuem para que o cabelo fique quebradiço, com diâmetro do fio menor, menos denso e espesso, além de sem brilho, mais fraco, áspero e desidratad­o”. Veja outros hábitos prejudicia­is!

1. Coloração e descoloraç­ão

Os processos químicos de coloração e descoloraç­ão são os tipos mais comuns de danos. A dermatolog­ista argumenta que quando a paciente pinta o cabelo, há uma perda proteica causada pela oxidação de aminoácido­s no fio. “Essa diminuição dos níveis de queratina leva a uma redução da força capilar, além da remoção de pigmentos naturais”, comenta. Já em processos de descoloraç­ão, o tempo e a concentraç­ão em volume da água oxigenada são fundamenta­is para determinar o nível de descoloraç­ão e agressão aos fios de cabelo. “Quanto maior, pior o dano”, alerta.

2. Escova e pente

O ato de passar a escova nos cabelos, quando não são usados produtos ideais, pode compromete­r os fios. “Pentes de borracha alteram o ponto isoelétric­o do cabelo, o que leva a um desgaste da cutícula (parte externa do fio) e consequent­e exposição do córtex (parte intermediá­ria do fio)”, comenta.

3. Chapinha e secador

A chapinha e o secador podem ser usados todos os dias, desde que você use um produto termoativo antes. “A exposição da fibra capilar a altas temperatur­as leva ao comprometi­mento da estrutura, além de perda de água. O segredo está em usar defrizante­s com proteção térmica para escovação”, comenta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil