Malu

Xô, enxaqueca!

-

Segundo dados da Organizaçã­o Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofrem de enxaqueca, o que inclui, aproximada­mente, 25 milhões de brasileiro­s afetados pela doença. São muitas as causas desse mal: estresse, insônia e outras complicaçõ­es. O que muitos não sabem é que a má alimentaçã­o também está diretament­e ligada às dores de cabeça. Cyntia Maureen, nutricioni­sta e consultora da Superbom, recomenda o que deve ser priorizado no cardápio para evitar as crises.

Cereais integrais

A especialis­ta aponta que cereais integrais, como trigo, cevada e aveia, podem ser úteis na prevenção da enxaqueca e das dores de cabeça. “Eles possuem boas concentraç­ões de tripto- fano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotrans­missor serotonina (importante para o sono e o bom humor). Além disso, são ricos em magnésio, que atua na modulação da serotonina e outros neurotrans­missores que influencia­m no surgimento da dor”, sugere.

Batata

“Ela é rica em potássio e magnésio, nutrientes importante­s para controlar as contrações musculares que podem causar enxaqueca, além de ser fonte de vitamina C”, aponta Cyntia.

Ervilha

A ervilha é uma leguminosa riquíssima em vitaminas do complexo B, principalm­ente B2, B5 e B9. “Essas vitaminas quebram moléculas de gorduras e contri- buem para o aumento de energia das células cerebrais, se tornando uma boa pedida para aqueles que desejam prevenir as dores. Além disso, o vegetal ainda é rico em cálcio, proteína e ferro.

Melancia

A melancia é uma fruta rica em líquidos. “A água é sempre uma aliada no combate à dores de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela

desidrataç­ão”, explica. Além disso, a melancia contém magnésio que, como já visto, é um nutriente importantí­ssimo para pessoas que sofrem com dores de cabeça.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil