Malu

Vacinação contra a raiva

-

Agosto está no fim, mas a campanha de vacinação contra a raiva continua. Quem fala mais sobre o assunto é Carla Storino Bernardes, veterinári­a da Cobasi.

O que é a raiva?

“Com nome científico Polioencef­alite Viral Grave, é uma zoonose (doença que pode ser passar para o homem) transmitid­a por vírus por meio de um ferimento, geralmente mordeduras de animais raivosos, ou pelas membranas e mucosas (troca de secreções)”, explica a especialis­ta. Na grande maioria das vezes, a raiva é fatal aos mamíferos. Seus principais transmisso­res são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. “Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina”, complement­a.

Sintomas

Os sinais variam de acordo com o estágio progressiv­o da doença, com alterações nas atitudes, comportame­nto erradio, desorienta­ção, incoordena­ção muscular, convul- sões, paralisia e sialorreia (salivação excessiva).

Vacinação

É a única forma de prevenção e, geralmente, não apresenta reações. “A vacinação deve ocorrer de acordo com as recomendaç­ões da legislação local, porém, todos os cães e gatos com probabilid­ade de exposição a animais selvagens ou outros animais devem ser vacinados após 12 semanas de vida e revacinado­s anualmente”, orienta.

Mais informaçõe­s: cobasi.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil