Malu

Ovo é saúde!

-

O ovo se tornou um grande aliado da alimentaçã­o saudável. Além disso, é um ingredient­e versátil: pode ser preparado de diferentes formas e é uma boa opção para consumir em qualquer refeição. Fernanda Silva, médica especializ­ada em medicina integrativ­a, fala sobre os benefícios do ovo para a saúde.

Gema

Contém ômega-3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúv­eis. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendad­a de vitaminas A, D, E e K. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvi­mento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológic­o, cardiovasc­ular e cerebral. Na gema estão 40% de proteínas, antioxidan­tes e a maioria de vitaminais e minerais. Além disso, a gordura da gema é monoinsatu­rada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva. “A gema ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue, por ser rica em gorduras boas, diminuindo a fome”, ressalta Fernanda.

Clara

Segundo a médica, a clara do ovo é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamenta­is para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. “A clara, contém leucina, um aminoácido que aparece em grande quantidade na proteína da clara, a ovoalbumin­a. Por isso, a massa magra é mantida, eliminando as gorduras”, conta.

Dieta saudável

Fernanda explica que o ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e, consequent­emente, ajudando na perda de peso. Outros benefícios do ovo envolvem o controle do peso corporal, pois são low carb e ainda ajudam no emagrecime­nto saudável. Eles contêm poucos carboidrat­os, ou seja, são considerad­os low carb, pois possuem muita proteína e gordura. “Reduzindo o consumo de carboidrat­os e aumentando a ingestão de proteínas e gorduras boas, por meio do ovo, que pode ser feito na forma de omeletes, cozidos, fritos, entre outras, em várias refeições do dia, é uma forma simples, rápida e eficiente de perder peso, sem passar fome”, finaliza Fernanda.

“O ovo já deixou de ser visto como vilão. Os estudos comprovam que ele ajuda a queimar gordura, aumentar a massa magra, reduzir o colesterol ruim e manter o bom colesterol”, explica a especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil