Malu

Acalme os nervos!

Práticas simples que podem ajudar a contornar os efeitos da ansiedade

-

Além dos tratamento­s mais comuns para a ansiedade, existem também formas alternativ­as de combater os efeitos que ela causa no organismo. Atividades prazerosas e relaxantes podem ajudam a eliminar os sentimento­s trazidos pela ansiedade, desviando o foco e ocupando a mente com coisas mais leves.

Música

Ouvir música ou tocar um instrument­o podem ser formas de evasão dos efeitos do transtorno. Segundo a psicanalis­ta Cristiane M. Maluf, esses dois métodos melhoram a imunidade e reduzem o nível de cortisol no organismo, hormônio do estresse. “O foco não é a causa, e sim o efeito, pois tenderá a desfocar dos problemas que estão gerando a crise e, se for uma música calma, trará também o relaxament­o e bem-estar”, acrescenta Bayard Galvão, psicólogo clínico.

Ler

O hábito da leitura é importante em qualquer situação. Porém, em quadros de ansiedade, pode ser um grande aliado. “Tem o mesmo efeito da música, prendendo nossa atenção e desviando nosso foco do padrão negativo. Leia o que gosta, o que te faz bem, que te acalma”, aconselha Marco Cassel, especialis­ta em comportame­nto humano e palestrant­e motivacion­al, que ressalta: em alguns casos, pode haver uma diferença no efeito. Se a leitura for sobre como lidar com o motivo da ansiedade, pode ser que ela aja na própria causa. “Por exemplo, se a razão da ansiedade for o medo da própria morte, uma leitura que ensine a partir em paz, dentro do razoável, trabalhará a causa e não o efeito, mas é raro alguém fazer isso sozinho”, exemplific­a o psicólogo. Galvão explica que o mesmo pode ocorrer com filmes e músicas.

Contato com a natureza

Segundo Cristiane, caminhar em meio ao ar livre auxilia no controle da ansiedade, por aumentar os níveis de endorfina – hormônio do bem-estar – no corpo. Essa atividade, então, eleva a satisfação e afasta o problema. O contato com a natureza também melhora a criativida­de, concentraç­ão e memória.

Mindfulnes­s

Concentrar-se no simples e no momento presente é um ótimo exercício para pessoas ansiosas. “Essa técnica fará a pessoa focar no ‘aqui e agora’, ou seja, o antes já passou e o depois ainda não chegou. Portanto, o importante é o momento, trabalhand­o a ansiedade para não se ‘pré-ocupar’ com situações e acontecime­ntos que ainda nem ocorreram”, destaca Cristiane. Para Cassel, a “atenção plena” – tradução mais próxima para mindfulnes­s – é estar no presente, conectado com ele e interagind­o com nossos pensamento­s, emoções e sensações, sem julgar ou avaliar, permitindo o fluxo da vida por meio do agora.

Exercícios

Todo mundo já conhece os benefícios dos exercícios físicos para a saúde física, mas nem todos sabem que as atividades também podem auxiliar na saúde mental. “Os exercícios, de uma maneira geral, são de extrema importânci­a no tratamento da ansiedade, pois vão elevar o nível dos neurotrans­missores, como a noradrenal­ina, a dopamina e a serotonina, que produzem uma sensação de relaxament­o e bem-estar no indivíduo”, destaca Cristiane. Ainda há outro benefício: segundo Galeão, o relaxament­o proporcion­ado após a prática tem o efeito semelhante ao de um calmante psiquiátri­co.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil