Malu

Dinheiro para crianças

-

Domingos comenta seis formas de ensinar os pequenos a guardarem dinheiro e evitar que se tornem adultos consumista­s.

Dê mesada

Caso a criança peça dinheiro com frequência, considere dar mesada. “O ideal é que ela poupe parte do valor e use a outra parte para o consumo. Não é legal poupar tudo, nem gastar tudo. Quando se trata de dinheiro, é preciso ter equilíbrio”, ressalta o especialis­ta.

Converse sobre sonhos

Toda criança tem desejos, que podem ser materiais (como ter brinquedos novos) ou não materiais ( como fazer um amigo, por exemplo). Reserve um momento agradável para falar sobre o assunto com ela. Peça que desenhe e converse sobre cada um deles. Assim ela terá constante estímulo para realizá-los.

Ensine a guardar em cofrinhos

“É interessan­te que as crian- ças poupem para em três cofrinhos de tamanhos diferentes, um para cada sonho: de curto prazo (a ser realizado em até um mês), médio prazo (seis meses) e longo prazo (até um ano)”, orienta o especialis­ta.

Dê o exemplo

As crianças são observador­as e aprendem muito com os pais. “Portanto é importante que eles tenham educação financeira, poupem para conquistar seus próprios sonhos e consumam de forma consciente”, lembra Domingos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil