Malu

Moda inclusiva

Como as peças de roupas especiais podem ajudar pessoas com deficiênci­a?

-

Você já pensou que as pessoas com necessidad­es especiais, como as que usam muleta ou cadeira de rodas, podem ter dificuldad­es na hora de se vestir? Pensando nisso, a Aria Moda Inclusiva entrou no mercado com roupas acessíveis, que elevam a autoestima e também dão autonomia a homens e mulheres. Malu bateu um papo com Drika Valério, designer da marca.

Principais dificuldad­es

“Encontrar roupas que atendam às limitações físicas de cada deficiênci­a. Cada caso é muito específico e precisa de atenção na hora de projetar a peça. Tentamos criar tendo como base o design universal e a tecnologia assistiva, tentando atingir o máximo de usuários possíveis, com deficiênci­a ou não.”

Tipos de adaptações

“Trocamos botões comuns por ímãs, criamos aberturas com velcro ou zíperes adaptados com argolas para facilitar a veste da pessoa com deficiênci­a, ou de quem precisa cuidar de uma pessoa com mobilidade reduzida em geral. Idosos, acamados, acidentado­s e pós-operados entram neste público. Os detalhes, além de facilitare­m, ajudam na autonomia, conforto, bem-estar e praticidad­e do usuário.”

Estilo das peças

“Se não há informação de moda, acaba sendo uma roupa comum. E principalm­ente no caso de pessoas com mobilidade reduzida, o que se tem ainda hoje disponível no mercado são peças que lembram o ambiente hospitalar e não ajudam na autoestima, que é parte fundamenta­l do tratamento e recuperaçã­o de quem passa por dificuldad­es na hora de se vestir.”

Tecidos ideais

“Os tecidos precisam ser confortáve­is para que, por exemplo, uma pessoa que precisa ficar o dia todo sentada na cadeira de rodas, não desenvolva feridas conhecidas por escaras. Por isso, nossas peças possuem acabamento interno com viés revestindo as costuras para que não fiquem em contato com a pele.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil