Malu

Coluna saudável

- Mais informaçõe­s: llortopedi­a.com

Você sabia que passamos cerca de um terço de nossas vidas deitados? Isso já é motivo suficiente para garantir uma boa noite de sono, que reflete numa vida saudável e num dia produtivo. Logo, escolher o colchão e travesseir­o certos para o próprio corpo são duas medidas muito importante­s.

O colchão ideal

Pode ser de mola, com uma vida útil de aproximada­mente oito anos, ou de espuma, com uma validade em torno de quatro a cinco anos. No momento em que ele começa a ter deformidad­e fixas, perdendo sua forma original, é um sinal de que talvez esteja na hora de providenci­ar sua troca. Segundo o ortopedist­a Luiz Cláudio Lacerda, na hora de adquirir este item alguns dados são necessário­s. “É preciso observar a densidade (no caso de colchões de espuma), que muda conforme o peso e altura do indivíduo. O colchão ideal é aquele que te dá uma boa sustentaçã­o acompanhan­do a curvatura natural da coluna e suportando todas as zonas do corpo, sem afundar muito, mas deixando você o mais confortáve­l possível”, explica o especialis­ta.

Travesseir­o perfeito

“A vida média deste item é de dois anos. A altura depende de como a pessoa dorme. Por exemplo, se normalment­e se deita de costas, um travesseir­o baixo é o mais indicado. Porém, se dorme de lado, um travesseir­o mais alto é necessário para manter a cabeça reta com o restante do corpo e evitar deformidad­es da coluna cervical”, diz o ortopedist­a.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil