Malu

Azia, gastrite e refluxo

Sete hábitos para evitar e tratar os problemas

-

Para muitos, o prazer da refeição dura pouco. Isso porque, por conta da correria ou até mesmo por costume, algumas pessoas comem tão rápido que nem sentem direito o sabor dos alimentos. O problema é que esse e outros maus hábitos tendem a colaborar para os distúrbios que atingem o estômago, como refluxo e azia. Para evitá-los, algumas atitudes precisam mudar.

1 Escolha que faz toda a diferença

Não é novidade que alimentos gordurosos, industrial­izados e embutidos em excesso fazem mal à saúde. O que muitos não sabem é que eles também são responsáve­is por diversos distúrbios que atingem o sistema digestivo. De acordo com o médico cirurgião do aparelho digestivo Alexandre Sakano, o consumo desses produtos pode aumentar até mesmo as chances de desenvolvi­mento de câncer de estômago. Por isso, moderar é a melhor saída.

2 Evite os jejuns prolongado­s

Passar muito tempo sem comer contribui ó e muito ó para a azia. Nessa situação o suco gástrico se acumula e pode voltar, irrigando o final do esôfago. Além disso, essa atitude prejudica também o metabolism­o, que fica mais lento para economizar energia, o que favorece o ganho de peso.

3 Nada de bebidas enquanto come!

Sucos, água e refrigeran- tes devem ser deixados de lado durante as principais refeições. O motivo é simples: eles tendem a interferir no processo de digestão, pois dificultam o trabalho dos ácidos gástricos, ocasionand­o a indigestão.

4 Coma devagar

Quem come muito rápido demora para se sentir saciado, ingerindo mais alimentos do que deveria. Essa atitude contribui para que o suco gástrico atinja o esôfago, causando a incômoda azia. “É com a mastigação que o mecanismo de saciedade é acionado, fazendo, portanto, com que a ingestão calórica seja mais equilibrad­a durante a alimentaçã­o. Se a pessoa se alimenta com calma, é ativado o mecanismo de saciedade e ela se satisfaz com menor quantidade de alimento”, salienta a nutricioni­sta Paula dos Santos Ribeiro.

5 Depois de comer

Não faça exercícios físicos após as refeições. Até duas horas após de se alimentar, o estômago ainda possui ácidos gástricos em grande quantidade que, com movimentos bruscos, podem fazer esse líquido voltar ao esôfago, causando desconfort­os estomacais.

6 Sagrado cafezinho

Para muitos, é comum tomar um cafezinho após as refeições. No entanto, essa atitude pode prejudicar o estômago, já que a cafeína ajuda a irritar a mucosa gástrica, o que colabora para o refluxo e a azia. “O consumo excessivo de café tem relação com o aparecimen­to de sintomas gastrointe­stinais, como azia e refluxo gastroesof­ágico, em pessoas mais sensíveis e predispost­as aos problemas e com a absorção do ferro, se ingerido logo após a refeição”, frisa a nutricioni­sta Renata Lucats Fidalgo.

7 Pare de fumar!

O cigarro também é um vilão do sistema digestivo. Isso acontece porque a nicotina (substância encontrada no cigarro) provoca a diminuição da contração do estômago, dificultan­do a digestão.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil