Malu

Passeio com o pet

-

Você vai passear com cachorro e começa a ser arrastado pelo pet no meio da rua? Se dar uma volta com o seu amigo peludo deixou de ser uma atividade agradável para um de vocês, está na hora de repensar esses passeios. Veja as dicas dos especialis­tas da Vet Quality.

Mantenha o cachorro calmo desde o início

Para ensinar o seu pet a controlar a ansiedade antes do passeio, é preciso que você mude o seu comportame­nto! Por isso, acabe desde já com frases como “Vamos passear, quem vai passear?”, evitando atiçá-lo. Pegue a coleira e a guia e só a coloque no pet quando ele tiver se acalmado. Se ele ficar muito agitado, sente e aja como se o plano fosse ficar em casa. Quando ele estiver tranquilo e não estiver esperando, coloque a coleira e saia para passear. Isso o fará entender que estar sossegado é a condição para que vocês possam sair de casa.

Seja o condutor do passeio

Na hora de sair de casa, o tutor deve ser o primeiro a colocar os pés para fora.

Assim, o pet entenderá que quem conduzirá o passeio não é ele. Para fazer isso, você pode utilizar um petisco e o comando “senta” antes de abrir a porta. Saia na frente e, se o pet permanecer no local, entregue a ele o agrado. Na rua, pause a caminhada caso o cachorro comece a andar na frente ou a puxar a coleira. Espere, novamente, que o animal se acalme, para continuar andando.

Seja dinâmico

Para estimular o seu pet, procure fazer uma pausa no passeio para realizar outras atividades. Os animais precisam dessa imprevisib­ilidade para combater o tédio. Você pode, por exemplo, parar para brincar com o animal ou fazer com que ele interaja com outros cachorros durante o passeio.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil