Per­nas bo­ni­tas e sau­dá­veis

Malu - - Bem-Estar -

Com a che­ga­da do ca­lor, as mu­lhe­res ti­ram shorts, sai­as e ves­ti­dos mais cur­tos do ar­má­rio. E mui­tas de­las se pre­o­cu­pam com a be­le­za das per­nas. Se vo­cê se en­cai­xa nes­se ti­me, ve­ja as di­cas do an­gi­o­lo­gis­ta e ci­rur­gião vas­cu­lar Ri­car­do Briz­zi pa­ra me­lho­rar a cir­cu­la­ção e evi­tar a for­ma­ção de va­si­nhos e va­ri­zes.

Cui­de de sua ali­men­ta­ção. “Uma ali­men­ta­ção po­bre em fi­bras e ri­ca em gor­du­ra aca­ba re­sul­tan­do no en­tu­pi­men­to de ar­té­ri­as e is­so po­de acar­re­tar em pre­juí­zo pa­ra a vas­cu­la­ri­za­ção. O ga­nho de pe­so tam­bém com­pro­me­te a cir­cu­la­ção.”

Pra­ti­que exer­cí­ci­os. “Quan­do se faz uma ati­vi­da­de fí­si­ca, o co­ra­ção ba­te mais for­te e há um au­men­to do flu­xo de san­gue no cor­po. Tra­ba­lhar o mús­cu­lo da pan­tur­ri­lha tam­bém é im­por­tan­te pois ela vai fun­ci­o­nar co­mo uma bom­ba que me­lho­ra o re­tor­no ve­no­so das per­nas pa­ra o co­ra­ção.”

Não fi­que mui­to tem­po em pé ou sen­ta­da. “Se o tra­ba­lho exi­gir uma cer­ta imo­bi­li­da­de, ti­re um in­ter­va­lo pa­ra an­dar e mo­vi­men­tar as per­nas. Após o ba­nho, an­tes de dor­mir, co­lo­que as per­nas pa­ra ci­ma. Is­so tam­bém aju­da­rá a me­lho­rar a cir­cu­la­ção.” Be­ba bas­tan­te lí­qui­do. “Man­te­nha-se hi­dra­ta­da e seu cor­po to­do res­pon­de­rá de me­lhor. O san­gue cir­cu­la­rá mais fa­cil­men­te se o or­ga­nis­mo es­ti­ver hi­dra­ta­do.”

Cui­de bem de seu in­tes­ti­no. “Qu­em so­fre de pri­são de ven­tre e cos­tu­ma fi­car mais tem­po no va­so sa­ni­tá­rio po­de pre­ju­di­car a cir­cu­la­ção. O au­men­to da pres­são in­tra-ab­do­mi­nal é um fa­tor pre­ju­di­ci­al ao re­tor­no ve­no­so.”

“As va­ri­zes são uma do­en­ça e um pe­que­no va­so po­de, com o tem­po, com­pro­me­ter to­da a cir­cu­la­ção. Ao me­nor si­nal de pro­ble­mas, pro­cu­re um an­gi­o­lo­gis­ta pa­ra uma ava­li­a­ção.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.