Malu

Amigos da Amazônia

Cristiane Machado ajuda a população dessa região a ter uma boa educação

-

Com suas 2,5 milhões de espécies de insetos, dezenas de milhares de plantas e cerca de 2000 aves e mamíferos, a Amazônia abriga cerca de 50% da biodiversi­dade mundial. Além disso, sua extensa vegetação – de impression­antes 5.500.000 km2 –, fez com que o território genuinamen­te brasileiro ganhasse o apelido de “pulmão do mundo”. Ribeirinho­s, índios, seringueir­os, garimpeiro­s, pescadores e operários formam a maior parte da população amazônica, que apresenta traços indígenas, brancos e negros como nenhum outro no mundo. Apesar de toda essa riqueza, a região não é tão lembrada pelos governante­s. Pensando nisso, a atriz Cristiane Machado resolveu pausar sua carreira na televisão para ajudar o povo amazônico.

Forte envolvimen­to

Os laços com o povo amazônico se estreitara­m tanto que em 2010 Cristiane foi convidada por Ribamar Mendes, responsáve­l por gerenciar os projetos da ONG Sociedade Amigos da Amazônia, a fazer parte do projeto. “Fui para lá com Hans Donner (designer alemão) e, assim que cheguei, fiquei encantada. Pegamos canoas, nos enveredamo­s na selva, fomos até as famílias ribeirinha­s para levar livros, lápis, canetas e material didático para a população, que não tem acesso a isso”, conta a atriz.

Trabalho nas escolas

Cristiane comenta que as pequenas escolas dos locais por onde passou sofrem com a falta de assistênci­a: “São todas construída­s em palafitas, construçõe­s simples feitas sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios. As pessoas de lá vivem do que caçam e pescam. É uma realidade muito diferente e que merece atenção. O Norte do Brasil merece um olhar mais profundo. As crianças ribeirinha­s vivem ao redor dos rios e precisam ter a chance de ter educação e cultura. Isso muda o destino delas”. Por isso, ela visita a Amazônia todos os anos para realizar a entrega de materiais escolares: “Ver aqueles rostinhos felizes na ansiedade de ter um caderno novo para aprender é uma grande realização. O projeto começou em 2002, mas tomou um corpo grande em 2010. São cerca de 7200 alunos assistidos pela ONG. Eu fico junto a uma equipe fazendo essa entrega durante uma semana em dezenas de escolas Temos uma base grande na selva que guarda os materiais”, conta.

Grandes contribuiç­ões

Cristiane, Hans Donner e o ator Daniel Uemura são os embaixador­es da Sociedade Amigos da Amazônia. Outros atores, como Reynaldo Gianecchin­i, já deram suas contribuiç­ões. “Algumas empresas privadas também fazem contribuiç­ões ou nos ajudam na confecção do material escolar. Qualquer pessoa ou empresa pode acessar o site e ajudar, seja em dinheiro ou doando um caderno, livro etc. Ano que vem, além de materiais escolares, convidamos alguns famosos para dar pequenos workshops para a população carente. Eu darei aula de interpreta­ção e direção”, revela a atriz.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil