Malu

Mitos e verdades sobre protetor solar

-

Com as altas incidência­s dos raios solares, sobretudo nos dias mais quentes, o uso do protetor solar é cada vez mais indicado para a saúde e proteção da pele. Mas ainda existem algumas dúvidas e até mesmo crenças sobre o uso do produto. Pensando nisso, Elizete Garcia, coordenado­ra técnica da Extratos da Terra, listou alguns mitos e verdades para entender melhor a utilização do cosmético. Confira!

Peles morenas e negras não precisam usar filtro solar. Mito.

“As peles morenas e negras, por produzirem mais melanina, pigmento que dá a coloração, são mais protegidas, porém, podem acabar manchando mais. Por isso, devem usar proteção solar diariament­e.”

Não devemos usar filtro solar corporal diariament­e no rosto. Verdade.

“As formulaçõe­s faciais são as mais adequadas. Algumas até possuem toque seco e combatem a oleosidade, pois contêm ativos específico­s para o rosto. O uso do filtro corporal não é proibido, porém, por não ser específico para a região do rosto, pode causar alguns problemas como excesso de oleosidade, cravos e espinhas.”

Nos dias nublados não é preciso usar protetor solar. MITO.

“O filtro deve ser usado em qualquer clima ou esta- ção do ano. Os raios solares, mesmo não visíveis a olho nu, estão presentes durante todo o dia.”

Os protetores devem ser reaplicado­s a cada duas horas. Verdade.

“A cada duas ou três horas devemos repetir a aplicação, principalm­ente se estivermos imersos na água por muito tempo. Lembrando que o suor e outros fatores também interferem, por isso a necessidad­e de reaplicaçã­o, principalm­ente em exposição solar contínua.”

Em ambientes fechados, com luz visível, não preciso aplicar filtro solar? Mito.

“As luzes visíveis, que compreende­m a luz de lâmpadas artificiai­s, celulares, televisões e computador­es, podem causar manchas. Então, a proteção vale para elas também, assim como frio e vento.”

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil