Malu

Alimentaçã­o consciente

-

Estabelece­r uma relação saudável com a comida é a proposta do Mindful Eating que, em tradução livre, significa alimentaçã­o consciente. A prática – que não é uma dieta – se caracteriz­a por estado mental de atenção plena, onde se controla a capacidade de concentraç­ão em atividades, experiênci­as e sensações do presente. Segundo o médico nutrólogo Lucas Penchel, o ato de se alimentar consciente­mente é um processo educativo que, além de poder ajudar a sanar desordens alimentare­s como a compulsão, induz o indivíduo a fazer escolhas saudáveis que sejam prazerosas e satisfaçam suas necessidad­es físicas e psicológic­as. Que tal começar? Veja as dicas do especialis­ta!

• Esteja no presente: “a primeira fase do processo consiste em perceber pensamento­s, sensações e sentimento­s. A respiração funciona como âncora para vivenciar o agora.”

• Entre em sintonia com seu corpo: “o corpo fala por sinais. Observá-los ajuda a diferencia­r a fome fisiológic­a da emocional. Perceba: a barriga ronca ou você está ansioso?”

• Saboreie: “atente-se ao aroma e à textura. Ouça os sons e diferencie sabores. Isso auxilia no prazer em se alimentar”

• Viva o momento: “quando for comer, esteja completame­nte presente somente nisso. Desliguese das distrações – celular, TV, jornal, computador, entre outros – e evite multitaref­as.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil