Malu

Endometrio­se

-

Na busca pelo sonho da maternidad­e, muitas mulheres barram na descoberta da endometrio­se, enfermidad­e em que o tecido que normalment­e reveste o útero cresce fora dele.

• “O tratamento clínico é feito com a finalidade de melhorar os sintomas dolorosos ou evitar a progressão da doença. Fazemos isso com drogas analgésica­s, anti-inflamatór­ios e/ ou anticoncep­cionais a fim de brecar as menstruaçõ­es. Já o procedimen­to cirúrgico deixamos para aquelas mulheres em que o tratamento clínico não deu o resultado esperado ou em casos de progressão da doença”, explica Marcos Tcherniako­vsky, médico especialis­ta em endometrio­se.

• Porém, segundo o médico, “se existe o desejo de engravidar, não seria indicado o uso de anticoncep­cionais, pois estes brecariam a ovulação (período fértil da mulher).

• Em casos de infertilid­ade, temos que avaliar o grau de comprometi­mento desta doença para oferecer o melhor caminho para engravidar; ou de forma espontânea ou por meio de técnicas de reprodução assistida”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil