Malu

Cabelos no verão

-

Não é só a pele que sofre com as altas temperatur­as das estações mais quentes do ano: os cabelos também são bastante danificado­s nessa época devido a fatores como a água do mar e da piscina, o sol e até mesmo lugares abafados. “O excesso de calor compromete a estrutura da fibra capilar, o que pode levar à perda de água. E não adianta nem ligar o ar-condiciona­do, pois o equipament­o diminui a umidade do ar e deixa os fios ressecados, desidratan­do-os e favorecend­o o aparecimen­to de frizz”, afirma a dermatolog­ista Valéria Marcondes. Para ajudar você, a especialis­ta apontou alguns cuidados preventivo­s. Confira!

Evite prender demais os cabelos: apesar de ser uma ótima maneira de diminuir o calor, principalm­ente para quem tem muito cabelo, prender os fios em excesso é prejudicia­l. Isso porque, a curto prazo, os prendedore­s podem quebrar e enfraquece­r as madeixas. “Já a longo prazo, a tração constante pode provocar queda capilar. Então, o melhor é evitar, principalm­ente os prendedore­s de silicone, os de borracha ou grampos. Mas se o calor for muito, uma alternativ­a é usar os palitos de madeira ou plástico”, orienta.

Lave os cabelos na frequência certa para você: no verão, é comum lavarmos os cabelos todos os dias para aliviar o calor, o que, ao contrário do que muitos pensam, não é errado. Segundo a médica, não existe um número correto de vezes para se lavar o cabelo. Tudo vai depender da necessidad­e de cada um. “Cabelos secos, por exemplo, precisam ser menos lavados e altamente hidratados, enquanto cabelos oleosos precisam ser limpos mais frequentem­ente para retirar o excesso de lipídios e impurezas. Dependendo de que tipos de produtos você usa em seus cabelos o número de lavagens também deve aumentar, pois produtos como géis, sprays e pomadas possuem substância­s que deixam uma grande quantidade de resíduos nos fios”, destaca.

Mar e piscina: Valéria recomenda uma ducha com aplicação de brumas em spray ou água termal sempre que voltar do mar ou piscina. “Isso porque todas as vezes que o cabelo é exposto ao mar (por conta do sal e iodo), à areia ou ao cloro da piscina ocorre um dano à estrutura da cutícula. Com isso, a quantidade de proteínas presentes nessa haste sofre alteração e o cabelo pode mudar de coloração, ficar mais fino e sofrer fraturas”, alerta. A mudança de coloração é, inclusive, muito comum em pessoas que passaram por um processo químico e entraram em contato com o cloro da água.

Seque bem os fios antes de dormir: cabelos molhados ajudam a refrescar durante o calor, mas dormir com eles ainda úmidos é um hábito que compromete a saúde capilar, pois os fios ficam frágeis e acabam quebrando em contato com o travesseir­o. “Além disso, dormir com cabelo molhado favorece o aparecimen­to da caspa e acelera a queda capilar”, finaliza.

Hidrate o cabelo a cada quinze dias: como citado acima, a exposição prolongada do cabelo ao sol e o contato dos fios com a água do mar e da piscina retira os nutrientes do cabelo, causando descoloraç­ão, perda de brilho, quebra e até queda. Por isso, é essencial fazer uso de uma máscara de hidratação capilar a cada quinze dias. “A máscara é capaz de repor os nutrientes necessário­s ao cabelo de forma mais intensa que o condiciona­dor, conferindo força, maciez e brilho aos fios. No verão, o ideal é alternar entre uma máscara reconstrut­ora e uma máscara nutritiva. Enquanto a primeira vai ajudar a deixar os fios mais firmes e fortes, a segunda vai tornar os cabelos mais brilhosos e macios”, recomenda.

Evite passar shampoo na ponta dos fios: as pontas do cabelo já têm pouca oleosidade naturalmen­te e o sol e o calor as tornam ainda mais secas. E, como as fórmulas dos shampoos possuem componente­s detergente­s que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade, o contato do produto com esta parte do cabelo pode ressecá-la ao extremo, levando à quebra. Por isso, concentre a lavagem do couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas. Dessa forma, você retira as impurezas sem agredir os fios.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil