Malu

Alerta para as mulheres!

-

Estima-se que, devido ao uso do cigarro, quase 60 mil mulheres morrem todos os anos no Brasil. E a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma grande responsáve­l por essas mortes.

• A doença, caracteriz­ada por uma diminuição progressiv­a da capacidade pulmonar, afeta especialme­nte as mulheres, sendo 50% mais propensas a desenvolve­r DPOC do que os homens. Elas também precisam tomar mais cuidado com as doenças relacionad­as como asma, ansiedade e depressão.

• As pacientes do sexo feminino ainda têm 25% mais crises respiratór­ias, as chamadas exacerbaçõ­es. Além disso, a progressão da doença pode levar ao cansaço e dificuldad­es para realizar atividades simples do dia a dia, como caminhar, subir escadas e até mesmo tomar banho em pé.

• Apesar de não ter cura, “na DPOC, cada paciente tem o seu tratamento ideal e o médico procura o que trará melhor resultado, como o uso dos broncodila­tadores e programas multidisci­plinares de reabilitaç­ão pulmonar, que conseguem uma melhora na vida de quem tem a doença. Devemos tratar o paciente como um todo, pois, além dos pulmões, a doença afeta múltiplos órgãos, como coração, ossos e músculos”, afirma Elie Fiss, pneumologi­sta do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

• Em 2020, a DPOC representa­rá a terceira principal causa de morte no mundo e, no Brasil, estima-se que a doença atinja mais de 7 milhões de pessoas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil