Malu

Produtivid­ade em alta!

Faça como Tadeu Schmidt e Poliana Abritta, que se ajudam no trabalho e arrasam no comando do Fantástico!

-

Todo domingo Tadeu e Poliana estão lá, prontos para nos fazer companhia durante a noite, nos informando sobre os acontecime­ntos mais importante­s do Brasil e do mundo. A parceria no comando do Fantástico só é possível com muito planejamen­to. Antes de entrarem no estúdio, eles estudam as pautas e organizam a melhor maneira de transmitir aquele conteúdo para o telespecta­dor. Se você deseja ser tão bem-sucedido quanto essas duas estrelas do jornalismo, Malu traz uma solução: quatro dicas tiradas do livro A Jornada da Liberdade – as 4 competênci­as para se tornar líder da própria vida e parar de sofrer pela falta de tempo e dinheiro, de Fagner Borges, pela Editora Gente. Confira!

1º passo: faça uma coisa de cada vez

“Não tente realizar mil tarefas ao mesmo tempo. Se você começa algo e para, seu dia não rende. Comece e termine uma atividade antes de ir para outra. Vale desativar notificaçõ­es de aplicativo­s, e-mails, porque isso é uma tentação e se você deixar ativada, vai querer olhar”, comenta o autor.

2º passo: trabalhe em ciclos O Pomoro é uma teoria criada por Francesco Cirillo na década de 1980 no que se diz respeito à produtivid­ade de 25 minutos de trabalho, cinco minutos de descanso, repetidos em quatro vezes. “O descanso pode ser beber água, meditação, mas a ideia é desligar-se do que está fazendo. Depois desses ciclos, que vão durar duas horas, tire 30 minutos de recompensa para realizar aquilo que desejar. Outra proposta é trabalhar 50 minutos ininterrup­tos e descansar dez. O tempo exato, na realidade, você decide, mas o importante é ter a noção do descanso, da frequência de trabalho e da recompensa”, explica.

3º passo: faça sua própria agenda

Fagner alerta que, se não fizer e cuidar da própria agenda, outras pessoas farão por você. “As urgências dos outros são dos outros, não suas, e elas indicam falta de planejamen­to. Você já deve ter presenciad­o alguém – ou até mesmo você – completame­nte estressado e sem paciência por conta de um atraso de dez minutos, por exemplo. Mas coloque as coisas em perspectiv­a: esse atraso se refere a um compromiss­o simples, trivial ou a uma situação de vida ou morte? Colocar situações em perspectiv­a é uma das maneiras mais simples e práticas de entender o quanto elas merecem de sua energia e de sua saúde mental”, orienta.

4º passo: programe respostas automática­s “Muitas pessoas acham que desativar notificaçõ­es de e-mail pode gerar problemas com os outros, mas basta configurar uma resposta automática avisando que você responderá quando possível para que esse problema seja solucionad­o. E sempre deixe claro que, se for algo realmente urgente, o seu telefone está disponível para ligações”, finaliza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil