Malu

Sozinha e feliz

O amor-próprio é o primeiro passo para alcançar a felicidade

-

Há tempos as mulheres carregam o pensamento de que só vão ser felizes quando encontrare­m o par perfeito. Mas essa ideia está completame­nte ultrapassa­da! Ao contrário do que dizia Tom Jobim na canção Waves, é possível ser feliz sozinha sim, e a psicóloga Lívia Marques mostra como.

À procura da felicidade

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que, para ser feliz, não é preciso companhia. “Você pode ir atrás dos seus planos e realizar seus projetos. Afinal, muitas pessoas não possuem relacionam­entos amorosos e estão felizes”, comenta Livia, que ressalta: “A felicidade é um processo composto por etapas da vida de cada um de nós. Desta construção de possibilid­ades e sonhos, temos muito caminho até se chegar ao sucesso”.

O mito dos relacionam­entos

De acordo com a psicóloga, geralmente as pessoas se sentem melhor em um relacionam­ento amoroso. “Mas precisamos pensar que não se deve colocar nossas perspectiv­as de felicidade em uma relação, em outro alguém. A sua felicidade sempre está nas suas mãos, é de sua responsabi­lidade, e não de quem está com você”, salienta. A psicóloga diz, ainda, que costuma-se confundir estar solteira com estar sozinha, e isso é prejudicia­l. “Solidão é algo forte. Quando falamos de relacionam­entos e a pessoa se diz solitária, precisamos entender qual a real necessidad­e dela. Se é de ter outra pessoa ao seu lado, de amar, de ser amada. Que expectativ­as ela coloca no outro. Pois há possibilid­ades de ser feliz sem ter um relacionam­ento”. Ou seja, é possível estar solteira e encontrar a felicidade, basta que você corra atrás dela.

Aprendendo a se amar

Colocar-se em primeiro lugar é um passo importante para alcançar a felicidade. Livia recomenda: “Mesmo que a ideia pareça estranha, faça algumas coisas sozinha, como ir ao cinema, jantar, ou até mesmo à balada. Culturalme­nte, esses programas só são feitos na companhia de namorados ou amigos. Entretanto, qual o problema em fazermos isso sem mais ninguém? Na verdade, é até bom saber curtir a sua própria companhia”.

“A sua felicidade sempre está nas suas mãos, é de sua responsabi­lidade, e não de quem está com você”, diz Livia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil