Malu

Machismo em casa

-

Na novela das nove, Rita e Machado vivem bem no casamento, com momentos de amor e cumplicida­de na cama – tanto que ela aceitou a fantasia sexual do marido, que gosta de usar calcinhas. Porém, quando o assunto é a Rita, o delegado mostra seu lado machista. Ela sonha em ser uma atriz do cinema internacio­nal, mas barra no fato de que Machado morre de ciúme e não aceita. Na vida real, infelizmen­te, essa situação é muito comum. Por isso, conversamo­s com a psicóloga Livia Marques, que fala mais sobre o machismo nos relacionam­entos amorosos.

Crenças ultrapassa­das

• A mulher é o sexo frágil: “já está mais que provado que podemos fazer tantas atividades e tarefas quanto os homens.”

• Lugar de mulher é na cozinha: “o lugar da mulher é onde ela quiser. A mulher pode decidir e saber como ela se sentirá bem.” • Mulher decente não usa roupa curta: “roupa, maquiagem e cabelo não decidirão o caráter dessa mulher. Independen­te da roupa, ela merece respeito.”

Ciúme é prova de amor?

“Isso é uma crença errada. Há um cuidado do homem com ela, mas por trás disso há manobra de prisão dessa mulher. Há uma cultura que precisa mudar de que o homem protege a mulher, a família... Pois há mulheres que conduzem suas casas e fazem isso muito bem.”

Cuidado não é controle!

“Amor é amor, mas com respeito e colaboraçã­o de ambos os lados. Ela pode até pedir a opinião dele, mas jamais ele decidir tudo por ela. Ela tem voz e deve ser colocada e aceita. Para rompermos esse padrão precisamos verdadeira­mente falar sobre respeito e direitos com nossas crianças, adolescent­es e adultos. Que nossas mulheres possam realmente ser respeitada­s. Que também não reproduzam esse discurso que nos foi ensinado uma vida quase inteira.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil