Malu

Os perigos do cigarro

-

O hábito de fumar já é responsáve­l pela morte de uma em cada dez pessoas, segundo o relatório da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS) divulgado em 2017. Apesar de o câncer de pulmão ser a doença mais temida pelos fumantes, ele não é a única ameaça à vida que o cigarro pode provocar.

Os riscos ao coração

Doenças cardiovasc­ulares, como a trombose e o derrame cerebral, também sofrem influência direta do tabaco. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% das mortes causadas por essas doenças são influencia­das pelo fumo. “Além disso, 45% das mortes de pessoas com menos de 65 anos que sofreram infarto agudo do miocárdio também são atribuídas ao cigarro”, explica o pneumologi­sta José Jardim.

O corpo todo sofre

Começando na boca, o tabagismo causa o aparecimen­to da doença periodonta­l e, consequent­emente, a perda dos dentes. Como o siste- ma imunológic­o do fumante é enfraqueci­do pelo cigarro, eles têm duas vezes mais risco de desenvolvê-la. Já para estômago, o hábito de fumar após as refeições aumenta o risco de infecção pela bactéria H. pylori, que pode provocar o aparecimen­to de úlceras peptídicas na cavidade estomacal, além de diversos outros efeitos que dificultam o processo digestivo.

Combate ao fumo

Embora a OMS veja o Brasil como líder mundial no controle do tabagismo, o hábito ainda leva à óbito 156 mil brasileiro­s ao ano, segundo a pesquisa “O cigarro mata”, publicada pelo INCA em 2017. Para evitar os efeitos e complicaçõ­es do tabagismo, o pneumologi­sta alerta: “O melhor é não fumar, pois uma vez que se torna um hábito, é cada vez mais difícil interrompê-lo e os danos vão só piorando com o passar do tempo”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil