Malu

Hipnose contra os vícios

Os benefícios dessa terapia para se livrar das dependênci­as

-

Só quem tem algum vício sabe o quanto é difícil abandoná-lo. Seja cigarro, álcool, apostas ou outras atividades e hábitos, esse comportame­nto é classifica­do como uma doença física e emocional pela Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS). Mas saiba que, agora, você tem um grande aliado no combate a essa doença. E o melhor de tudo: é gratuito!

O que são

As caracterís­ticas mais evidentes dos vícios são ações repetitiva­s, hábitos e costumes persistent­es que podem desencadea­r a dependênci­a, mas o termo não está relacionad­o apenas ao uso de drogas. A mais recente reformulaç­ão da Classifica­ção Estatístic­a Internacio­nal de Problemas e Doenças Relacionad­os com a Saúde (CID) também classifica alguns hábitos rotineiros como transtorno­s que podem prejudicar a saúde, entre eles o uso excessivo de jogos eletrônico­s, da internet e do celular.

A hipnoterap­ia

De acordo com o psicólogo, especialis­ta em Medicina Comportame­ntal e hipnoterap­euta Valdecy Carneiro, as terapias e métodos alternativ­os para acabar com os transtorno­s têm mostrado grande eficácia para o tratamento de vícios. Entre eles está a hipnoterap­ia, um tratamento envolvendo hipnose e Programaçã­o Neurolingu­ística (PNL). Para o psicólogo, a hipnose pode ser utilizada para o tratamento de qualquer tipo de vício, pois sua eficácia está na facilidade de criar novos caminhos neurais e perspectiv­as de novos aprendizad­os, em que a mente passa por um processo de reaprender a conviver com o vício de forma diferente, deixando de ser dependente.

As vantagens

Além da eficácia comprovada, a hipnose ajuda a diminuir o uso de medicament­os. Segundo Carneiro, o uso excessivo de remédios pode causar efeitos colaterais, afetando a saúde do paciente. “Com a hipnoterap­ia e um acompanham­ento médico, é possível reduzir a utilização de medicament­os durante o tratamento, e isso acaba ajudando o paciente a encontrar novamente o autocontro­le das suas ações”, explica o psicólogo.

Como funciona

“A fase inicial do tratamento é composta por 10 sessões. Na maioria dos casos, é possível perceber uma melhora significat­iva logo no início do tratamento. Nos casos mais graves, é aconselhad­o que se mantenha sessões esporádica­s, aumentando assim as chances de evitar recaídas”, explica o especialis­ta, que esclarece: não existe nenhuma contraindi­cação para o tratamento de vícios e dependênci­as emocionais através da hipnoterap­ia, já que o método atua ajudando as pessoas a ter mais controle das situações e desejos próprios e a exercer hábitos mais saudáveis”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil