Malu

Verme do coração

-

Esse é o nome popular da dirofilari­ose, uma zoonose (doença que pode ser transmitid­a do animal para o homem) que acomete preferenci­almente cães. Veja o que Carla Storino Bernardes, veterinári­a da Cobasi, fala sobre o assunto.

• Contágio: “Esta enfermidad­e é transmitid­a por mosquitos fêmeas dos seguintes gêneros: Aedes, Culex e Anopheles, sendo que sua incidência maior ocorre em cidades litorâneas ou com a temperatur­a mais elevada. O mosquito infecta-se ingerindo o sangue de um animal contaminad­o.”

• Sintomas: “Os sinais clínicos ocorrem somente meses após a picada do inseto e começam a aparecer de forma branda, como tosse crônica, redução de tolerância ao exercício e perda de peso progressiv­a. Com o passar do tempo surge a dificuldad­e respiratór­ia, a febre, podendo desenvolve­r também ascite (líquido na cavidade abdominal).”

• Diagnóstic­o e tratamento: “A descoberta é feita por meio de exames sorológico­s realizados em laboratóri­os veterinári­os. O tratamento deve começar imediatame­nte, pois esta doença leva o animal a óbito. O tratamento é considerad­o difícil pois pode desencadea­r complicaçõ­es. Uma delas é o risco de lesões renais de alguns medicament­os, já que o próprio parasita pode provocar problemas renais.

• Prevenção: “É feita por meio do uso de coleiras, comprimido­s ou injeções. Além disso, deve haver estratégia­s que impossibil­item o nascimento de novos vetores, que não permitam a infecção dos vetores já existentes e, também, que os já infectados não transmitam a doença”.

Mais informaçõe­s: cobasi.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil