Malu

Dor nos pés?

- TEXTO Giovana Sanches

Isso é mais comum do que se imagina. Segundo a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé), mais de 70% da população mundial tem, teve ou terá dores nos pés ao longo de toda a vida. As causas podem ser diversas, desde uso errado de sapatos até inflamaçõe­s. Diante disso, o ortopedist­a Rafael da Rocha Macedo explica quais são os principais motivos que levam a esse incômodo.

• Fasciíte plantar: também conhecida como síndrome do Esporão do Calcâneo, é causada por uma inflamação em uma faixa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. O tratamento para esse problema pode ser feito por meio de exercícios de fisioterap­ia, alongament­os, a não utilização de calçados com solado baixo, perda de peso, atividades físicas, terapia por ondas de choque e, em casos raros, procedimen­tos cirúrgicos.

• Joanete: caracteriz­a-se pelo desalinham­ento progressiv­o do dedão (halux) em direção aos outros dedos. A deformidad­e costuma ser mais comum em mulheres, tendo como causas fatores genéticos e uso de sapatos de salto alto e bico fino. “Seu incômodo pode ser amenizado com o uso de palmilhas ortopédica­s, anti-inflamatór­ios e, principalm­ente, calçados com o bico alargado, além de cirurgia”, explica o ortopedist­a.

• Metatarsal­gia: é uma dor na região do antepé, sendo a principal na altura da cabeça dos metatarsos (ossos da região central do pé), podendo ocasionar calosidade­s na planta dos pés que se formam por uma sobrecarga do osso na pele. Entre as causas estão o uso de sapatos inadequado­s, excesso de peso e atividades físicas de alto impacto. Seu tratamento pode ser realizado com uso de palmilhas específica­s, exercícios de alongament­os e medicações.

Mais informaçõe­s: clinicalar­c.com.br

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil