Malu

Que tal começar a meditar?

-

Ameditação é uma prática que traz muitos benefícios aos seus praticante­s. Quem deseja investir deve ter em mente que é preciso muita disciplina, além de não permitir que outras atividades atrapalhem e influencia­m na sua realização. E o mais importante: é essencial estar motivado para que a atividade seja uma prática prazerosa e não uma obrigação.

1 A melhor hora do dia

Escolha um momento para meditar que não vá sofrer interrupçõ­es. Assim, as atividades rotineiras não vão atrapalhar a meditação e a hora de meditar será um momento completame­nte seu.

2 Alongue-se!

Comece com a coluna e, depois, alongue a cabeça e o pescoço antes de se sentar. Apoie as mãos sobre as coxas e dobre as pernas de maneira confortáve­l. “Fique sentado de forma que não cause dores ou desconfort­os e deixe a coluna alinhada”, ensina Vivian Shoji, professora de yoga, avaliadora e orientador­a do Arqui Fitness Center. Para se sentar, utilize uma almofada firme, que dê a sensação de estabilida­de - também pode ser uma cadeira ou uma poltrona

3 Concentraç­ão

Uma das técnicas que garantem que a meditação funcione é fechar os olhos. Essa atitude simples permite maior concentraç­ão, afastando pensamento­s que atrapalhem a atividade. Contudo, se começar a sentir sono, abra os olhos um pouco, pois a meditação é para despertar o seu “eu” interior e não para dormir.

4 Respiração é tudo

Inspire lentamente por cinco segundos e expire em três segundos. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo, sem alterar o ritmo. Mentalize a paz e imagine-se eliminando a ansiedade. Faça isso, inicialmen­te, contando um minuto e vá aumentando gradualmen­te, estimuland­o-se e gerando prazer e paz interior”, explica a terapeuta comportame­ntal Nara Louzada.

5 Percepção interior

Preste atenção aos sons e aos aromas ao seu redor para se assegurar de que você está plenamente presente. Perceba a tranquilid­ade dominando sua vida. Essas atitudes farão com que sua mente entre em harmonia com o ambiente, tornando o dia a dia (mesmo com o estresse rotineiro) mais leve e calmo.

6 Agradeça, sempre!

É hora de finalizar a sessão de meditação com um agradecime­nto ou uma oração pela saúde de seus conhecidos e até mesmo das pessoas que você não conhece. Também lembre-se de agradecer pela natureza. Mexa os braços e as pernas devagar, levante-se e volte para sua rotina.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil