Malu

Como dizer “não”?

Aprenda a colocar limites nas crianças sem se sentir culpada

- Texto Daniela Andrioli

Seus filhos fazem birra na hora de querer alguma coisa e você, sem saída, acaba cedendo à pressão? É hora de reverter esse cenário. Falar “não” aos pequenos é também um ato de amor e, mesmo que na hora seja difícil, será por meio dessas negativas que eles aprenderão lições importante­s para o resto de suas vidas. Veja as dicas da Ellen Moraes Senra, psicóloga e especialis­ta em terapia cognitivo comportame­ntal.

Por que é preciso?

“Dizer ‘não’ ensina limites, mostra que nem tudo pode ser como ou quando se deseja e, de quebra, ajuda a lidar com frustração, algo que a pessoa viverá muitas vezes no decorrer da vida. Entenda que o seu ‘não’ pode doer em você, mas ensinará seu filho a viver melhor e a ter reações mais assertivas diante das dificuldad­es da vida.”

Liberal demais?

“Você poderá criar um ser humano mimado, sem limites e que não se relaciona bem com outras pessoas, salvo se as mesmas fizerem as coisas do seu jeito.”

Livre-se da culpa!

“Aos poucos, com a tomada de consciênci­a de que o ‘não’ só é aplicado quando necessário e traz mais benefícios do que malefícios, o mal-estar vai diminuindo até não existir mais. Afinal, a vida não é feita exclusivam­ente de portas abertas, muitas se fecham e é esse hábito que educará os pequenos a lidar com elas.”

“O ‘não’ contribui para que a criança cresça entendendo que as negativas existem, ensina a lidar com frustraçõe­s e ajuda-a a ser mais resiliente.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil