Malu

Quando o assunto é grana...

...é bom ter uma conversa franca com o par para a relação continuar feliz e saudável!

- Texto Daniela Andrioli

Quando falamos de finanças para casais, é importante ter cuidado para evitar brigas, afinal, quando o dinheiro entra em jogo, muita coisa muda na relação a dois. O educador financeiro Reinaldo Domingos orienta você a arrumar as contas de casa sem ter que encarar aquela briga com o maridão.

Qual a saída?

“O mais adequado é construir um orçamento familiar baseado nos sonhos e objetivos da família. Também é muito importante que ocorra o quanto antes a definição de regras financeira­s a serem seguidas, como quem paga o quê. Contudo, essas regras devem ser alvos de constantes reavaliaçõ­es”, orienta o especialis­ta.

Conta conjunta ou individual?

Para o casal, algumas questões se mostram fundamenta­is, como a questão de como dará a divisão das contas. “É possível ter uma conta conjunta para que esses compromiss­os sejam pagos. Porém, acredito que seja interessan­te avaliar a possibilid­ade de cada um ter sua conta corrente, definindo os limites, pois cada um pode ter seus próprios gastos”, pontua Domingues. Já, quando o assunto é investimen­to, esse deve ser feito em conjunto, pois, assim, se poupa mais dinheiro e obtém melhores resultados. Só tratando de forma diferencia­da a questão da aposentado­ria, já que esse investimen­to deve ser separado para cada um, lembrando que, quem não construir sua aposentado­ria, um dia, terá que pedir dinheiro para alguém, certo?

Cartas na mesa!

O segredo, então, é colocar tudo na mesa, nunca esquecendo que o assunto mais importante a ser conversado não são as despesas, e sim os sonhos e desejos individuai­s e coletivos. “É muito comum os sonhos serem deixados de lado, mas, acredite, esse é um erro de milhões de casais. É importante estar atento, colocando sempre, no mínimo, três sonhos – curto (até um ano), médio (de um a dez) e longo prazo (acima de dez anos) –, todos acompanhad­os de informaçõe­s básicas, como quanto custa e quanto será guardado mensalment­e. Caso contrário, não serão sonhos, e sim verdadeiro­s pesadelos para os casais, podendo ‘esfriar o relacionam­ento’”, esclarece o educador financeiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil