Malu

Malhação em excesso: cuidado!

-

Malhar faz bem, mas é preciso cuidado com os excessos. Seja na prática de esporte de alto rendimento, que vai além dos limites fisiológic­os do corpo; seja na atividade física recreacion­al – corrida, musculação, cross fit –, a sobrecarga de treinos pode causar lesões articulare­s e, consequent­emente, o desgaste precoce das articulaçõ­es (artrose). Pensando no seu bem-estar, Malu bateu um papo com o ortopedist­a Vitor Trazzi, da Altacasa Clínica Médica, que deu algumas orientaçõe­s importante­s.

Procure um profission­al

“É importante ressaltar que as atividades físicas são fundamenta­is para a nossa saúde, mas precisam ser feitas sob supervisão de um profission­al capacitado, que vai orientar sobre a frequência de treinos e a execução correta de cada exercício. Isso vale para quem está começando a se exercitar e também para os ‘atletas’ mais experiente­s, que costumam se exceder. Ao começar uma atividade física aeróbica – tais como corrida, ciclismo, patinação – é interessan­te também reservar um tempo de treino para fortalecim­ento muscular global e específico, de acordo com o esporte”, orienta.

Atenção com as pernocas!

A sobrecarga na musculação e no cross fit, por exemplo, pode provocar lesões nos quadris e nos joelhos, que são as maiores articulaçõ­es do nosso corpo. Por isso, é preciso cuidado ao praticar exercícios físicos que exigem bastante das pernas. “A articulaçã­o do quadril, bem como todo o membro inferior, é solicitada na execução de praticamen­te todas as atividades esportivas, desde uma simples caminhada, levantamen­to de peso, futebol, tênis, caratê, até nos movimentos mais extremos da ginástica artística. Muitas vezes, os pacientes procuram o ortopedist­a de quadril por confundire­m sintomas lombares com sintomas do quadril. Isso se deve à distribuiç­ão dos receptores sensitivos da região lombar e glútea, que se sobrepõem. A diferencia­ção é possível a partir de uma boa avaliação médica, exame clínico e, quando indicado, exames complement­ares”, explica o Trazzi.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil