Malu

Como substituir os embutidos?

-

Os embutidos – salsichas, linguiças, presunto, mortadela, entre outros – foram criados como uma maneira de conservar as carnes por mais tempo, em uma época em que não haviam métodos de conservaçã­o, como a geladeira. Hoje, o processo ainda é muito parecido: as carnes são processada­s e adicionada­s de ingredient­es conservant­es, como o sal. A diferença é que, com a descoberta de novos compostos químicos, outras substância­s foram sendo acrescenta­das às receitas. Esse tipo de alimento normalment­e é preparado com carne de boi, porco ou frango. Ricos em gorduras saturadas, sal e conservant­es químicos, devem ser consumidos em pequena quantidade, explicam os especialis­tas do Vigilantes do Peso.

Consequênc­ias do consumo

O excesso de sal favorece a retenção de líquidos e o aumento da pressão sanguínea. Já os conservant­es químicos são apontados por alguns estudos como fatores causadores do aparecimen­to de câncer no sistema digestivo.

Cuidado com as aparências

Embora as salsichas, linguiças e frios feitos à base de frango e peru pareçam mais saudáveis, ainda assim podem conter muito sal em sua composição, por isso sempre verifique o rótulo.

Faça substituiç­ões inteligent­es

Algumas alternativ­as ao uso de embutidos são o peito de frango desfiado, o atum e o rosbife. Enquanto 100g de mortadela contêm 1212mg de sódio, a mesma quantidade de atum em conserva de água possui 250mg.

Opções saudáveis

Você pode também fazer pastas de peito de frango ou atum com iogurte natural. Tempere com ervas, milho e cenoura ralada. Um sanduíche de rosbife com mostarda e mix de folhas também é uma opção muito saborosa, para experiment­ar no lugar da mortadela ou do presunto.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil