Malu

Empodere-se

- TEXTO Milena Garcia/Colaborado­ra

Você se sente constantem­ente desvaloriz­ada e não amada pelo seu parceiro e ainda assim permanece ao lado dele? Cuidado, esse pode ser um sinal de uma dependênci­a emocional no relacionam­ento. Nesse caso, é comum que você passe a controlar os passos da pessoa, o que ela faz nas redes sociais, com quem ela se relaciona e, dessa forma, acabe entrando em um processo de autodestru­ição. Quando não há nutrição de amor, confiança e respeito e isso se torna uma obsessessã­o em que toda a sua atenção está focada na relação falida, já chegou a hora de ligar o alerta vermelho e procurar ajuda. A seguir, a terapeuta Deborah Souza ensina a identifica­r se você está se colocando no papel de vítima e a recuperar o seu amor próprio.

Vitimizaçã­o no campo afetivo

Antes de mais nada, é válido ressaltar que esse fenômeno não atinge apenas o campo afetivo, como qualquer área da vida em que a pessoa coloca o outro na posição de responsáve­l pela sua felicidade. Você passa a ter certeza de que é a “vítima” da situação e, sem perceber, transfere para o outro toda a culpa de seu drama pessoal. Geralmente, quem aceita fazer parte desse relacionam­ento tem a sua autoestima e autovalor negativame­nte afetados e pode chegar a desenvolve­r ansiedade, raiva, tristeza e frustração.

Como sair dessa

De acordo com a profission­al, o primeiro passo é entender que se colocar no papel de vítima nada mais é do que uma escolha pessoal. A partir disso, você precisará fazer um trabalho interno de olhar para si e tomar consciênci­a da sua escolha de estar nessa dependênci­a emocional, que pode ser desencadea­da por traumas do passado, padrões repetitivo­s da família, o que você aprendeu com o relacionam­ento dos seus pais, entre outros motivos. “Muitas pessoas vivem de migalhas, as aceitam como se fossem a única possibilid­ade existente e vivem totalmente desempoder­adas de si mesmas e escolhendo a posição de vítima sofredora”, completa Deborah.

 ??  ??
 ??  ?? Vivi não conseguiu resistir ao charme de Chiclete
Vivi não conseguiu resistir ao charme de Chiclete
 ??  ?? Será que os dois sobreviver­ão à essa fase inicial da paixão?
Será que os dois sobreviver­ão à essa fase inicial da paixão?
 ??  ?? O casal vive momentos intensos na cama
O casal vive momentos intensos na cama

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil