Malu

Casa arrumadinh­a

Seis dicas para manter tudo no lugar e ainda economizar tempo

- Texto Milena Garcia/Colaborado­ra

Você também é daquelas que sente uma sensação de paz ao ver a casa toda organizada e limpinha? É difícil encontrar alguém que não aprecie esse prazer, porém, com a correria do dia a dia nem sempre é possível manter tudo no lugar. A boa notícia é que esse processo não precisa ser tão trabalhoso quanto parece. Seguindo essas dicas da personal organizer Carol Rosa, a arrumação ficará mais prática e rápida. Saiba como!

1. Organize sua agenda: uma boa dica para conseguir manter a casa em ordem, é colocar no papel todas as tarefas que você precisa cumprir. Dessa forma, você organiza o seu dia e consegue focar nessas atividades sem interrupçõ­es no meio. Essa é uma maneira de otimizar o seu tempo e não ter aquela sensação de que gastou horas fazendo a mesma tarefa.

2. Tenha um “Dia D”: ao separar um dia do mês para se dedicar às tarefas domésticas, a manutenção depois ficará bem mais fácil e rápida. Marque essa data na agenda e, conforme as semanas foram passando, você só precisará de 10 minutos para manter a organizaçã­o.

3. Escolha um cômodo para começar: em vez de tentar organizar a casa inteira de uma só vez, vale a pena parar e pensar em qual cômodo está te incomodand­o mais. Se o ambiente for muito grande, a dica é separar a tarefa em partes, assim a chance de desistir é menor.

4. Saiba o que descartar: tenha em mente que dificilmen­te você usará novamente aquilo que você não usou no último ano. Por isso, é muito importante desapegar de alguns objetos sem dó. Ao observar melhor o que possui, perceberá que algumas coisas serviriam melhor para outras pessoas. “Faça essa avaliação de seus pertences. Porém, não se prenda tanto à obrigatori­edade do descarte. Se perceber que não pode doar ou jogar nada fora, não se culpe por isso!”, pontua a profission­al.

5. Deixe os organizado­res para o final: antes de sair correndo para comprar esses produtos, você precisa garantir que eles serão bem aproveitad­os. Para isso, vale a pena medir os armários com antecedênc­ia e verificar se os organizado­res serão realmente necessário­s. Depois de colocar a mão na massa você saberá melhor a quantidade de coisas que precisa guardar e, assim, evitará jogar dinheiro fora ou deixar os produtos sem uso em casa.

6. Não busque a perfeição: “tome cuidado para não querer que a sua casa pareça uma loja, com tudo perfeitame­nte no lugar, digna de capa de revista”, alerta Carol. Isso é, é importante se esforçar para que a bagunça não se acumule e cuidar com carinho da organizaçã­o, porém quando você busca a perfeição, as chances de se frustrar são grandes.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil